As quatro quintas-feiras antes do Carnaval

Já quase toda a gente deve saber que, sobretudo na ilha Terceira (não sei bem o que se passa nas outras ilhas), hoje é a famosa «Quinta-feira de Amigos».

Para a próxima semana será a «Quinta-feira de Amigas». Depois a dos Compadres e das Comadres. É assim que nos regimos por cá, juntando a isto tudo os ensaios das Danças e Bailinhos que já devem estar com as letras todas na ponta de língua e as melodias todas no ouvido e no bom pé de dança.

Portanto, à animação pré-carnavalesca junta-se a amizade e hoje os amigos presenteiam as amigas nem que seja com uma palavra simpática, um bombom ou simplesmente um sorriso mais vistoso.

É tempo também de se começar a pensar nas filhós e outras iguarias muito próprias desta quadra. Tenho saudades de saborear as filhós estendidas ali dos lados da freguesia da Serreta... Hummmm, que deliciosas!


filhós estendida, exclusiva da Serreta

6 comentários:

  1. Maria Elisajaneiro 25, 2007

    Olá amiga Azoriana!..Hoje que tenho um pouco mais de tempo,deu-me para vir ver o seu Blog,e concordo,com o pema de (Sérgio Godinho) Hoje é o primeiro dia,do resto das nossas vidas?Quem sabe só um mas vim até aqui,pois a CHICAHILHEU tanto fala na Azoriana,que me deu vontade desta visita,não vai levar a mal não?..Quanto estas filhoses que estão no prato!..Que vontade de comer.
    beijinho
    Maria Elisa Ramos

    ResponderEliminar
  2. eu quase comia o monitor até sabe bem ver

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com água na boca :) Beijinhos do teu Amigo.

    ResponderEliminar
  4. Tenho novidades fresquinhas. Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Tron tem toda a razão escrevendo, "[E]u quase comia o monitor"!!! Querida Azoriana, podes colocar a tua receita de filhós no blog, para quem more fora dos Açores e/ou não saiba fazê-los? Obrigada.

    ResponderEliminar
  6. Amiga Kathie, bem que gostaria de satisfazer o seu pedido dando a receita das filhós estendidas mas ainda não a tenho porque isso é uma receita que minha irmã sabe e é muito parecida com a massa sovada porque tem de levedar e depois é que se fazem pequenas bolas com a massa e colocam-se estendidas numa mesa por umas horas até tofarem. Depois coloca-se óleo bastante num tacho e vai-se esticando as tais bolas de massa que se colocam no óleo quente e com uma concha vai-se cobrindo as mesmas com o óleo até ficarem com o aspecto que se vê na imagem. Vou tentar obter a receita da massa.
    Eu só sei a parte que referi aqui no comentário porque na minha juventude costumava estar perto do tacho. Não sou muito jeitosa para a preparação da massa :) mas garanto que são boas e quem come uma apetece repetir.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!