Numa contagem que fiz, por alto, percebi que foram mais os artigos poéticos ou quadras populares escritos que propriamente prosa, de Abril a Dezembro de 2004. Abaixo, destaco alguns títulos escolhidos:
Título do artigo: Significado
Lindas lágrimas: De todos o meu eleito
Agradecimento a "Grupos de Poesia": A outra onda onde navegam os meus escritos
Pessoas Salvam Pessoas (PSP): Agradecimento especial
Nudeza: esteve no caixote de lixo e rebusquei
Justa Virtude: Um desejo
O rascunho (Pensamento "feelings"): Mote para o poema oferecido por E. Vieira. Obrigada!
Nas tuas mãos... a vida: Soneto dedicado
Serreta ou Parada de Gonta?: Viagem de Sonho
Soneto de Natal - 2004: O mais divulgado
Tolerância ZERO!: Especial
Marcha p'ra Sociedade: Vai originar canção
Oferta: Dedicatória
Grassa tragédia...: O mais triste
Devoção a Nossa Senhora dos Milagres: publicado no Jornal "A União"
Função do Divino Espírito Santo: Inspiração especial
Desgarradas na net no "Arauto Graciosense": Intercâmbio de quadras entre Graciosa e Terceira
Resposta a "... nem acta nem desata!": O Grupo do Tacho com vontade de visitar a Terceira
Hortênsia: O desenho feito poema
"Aguenta Aí" Tourada do Porto das Pipas 2004: Fotos inspiradoras
Terra e Mar: A quadra da minha falecida Mãe
"The Crow's drawn": Poema especial de L. Borges
Simplesmente sonhar...: Eterna recordação
Tema 5. Voluntariado o que é?: Texto de um colaborador com boa prosa
Serreta: A origem da Página Pessoal
Trabalhos em aplicação informática: O primeiro artigo
Os meus agradecimentos:
Colaboradores: amigos_leitores_autores
Rosália Sousa e Paulo Póvoa: Os primeiros amigos com incentivos em artigos, comentários, e-mail
Anita e Miguel Azevedo: Novos amigos de cá (Terceira) que vivem lá (Porto)
Agradecimento (Ailaife Blog): Oferta de Bandeira, boné e cachecol do Euro 2004
A arte de quem sabe: "Arte por um Canudo" vista por Agostinho Silva (coleção de logotipos)
Poesia de Andy: Quatro poemas especiais
"Mãos de Papel" de Sun_and_Soul: Oferta de uma amiga açoriana
Poesia do Picaroto: Oferta de um amigo natural da ilha do Pico
Grupo do Posto Santo - Terceira "Os Sete da Vida Airada": Oferta da letra da canção a Nª Sª dos Milagres
Raízes Açorianas: Um Poeta dos Altares, emigrante "Arruda"
Versos & Poesia in Galeriacores: Poemas de Jorge Gonçalves
"Sonhos de Poeta": Poema dedicado ao gerente do "Sonhos de Poeta"
Eres todo lo que he soñado: Tradução feita por José Leal ao original "És tudo o que sonhei"
Mural de Mensagens: Bem Hajam todos que deixaram seu recadinho
S.A.P.O - elogio merecido: O servidor que me suporta
Alguns nomes que merecem meu reconhecimento:
Ana, Angela, Maria, Eugénia, Bia, Margarida, Sílvia, Mafalda, Rosália, Anita, Eunice, Graça, Fernanda, Vânia, Isabel, Sónia, Rita, "Ofeliazinha", Humberta, Beatriz, Lina, Alberto, Ricardo, Luís, Agostinho, Carlos, Jorge, Manuel, Miguel, Júlio, José, Ruben, Guilherme, Ernesto, Armando, Victor, João, Eduardo, Jim, Rui, Luiz, Paulo, Rogério, Edgar, Joel, Tiago, Helder, Bruno, Edinelson, Arsénio, António, Alfredo, Dionísio, Nuno, etc.
Deixo aqui um extrato de um e-mail que me emocionou:
"(...) Nunca desistas de ser como és e nunca te esqueças que os amigos estão sempre nos momentos que queres que eles estejam para ti, por isso cabe-te descobrir quais os momentos que queres que eles estejam presentes na tua vida! (...)".
Bom Ano para Todos
Rosa Silva ("Azoriana")
Etiquetas
Histórico
Lista de comentários
Lista de alguns comentários (os primeiros) colocados em artigos do Azoriana / Açoriana Blog:
Abril de 2004
"Eu ando, se calhar, aqui ao lado... sim, aqui na ilha! O meu blog tem modestas imagens que vou fazendo de propósito para editar aqui. Se a interessarem estão totalmente ao seu dispor" - 1º comentário de "An'arka"
«"abcd" por poucos palavras consigo descrever o ke sinto "parabéns pelo trabalho realizado"» - 1º comentário de Ricardo (RSF)
"(...) fico muito feliz porque este blog é lindo, como a tua sinceridade, como a tua amizade, como o teu coração. Espero que haja muita gente a ajudar com textos e com acontecimentos interessantes. Beijos deste teu eterno amigo" - 1º comentário de Paulo Póvoa ("Frases e Poemas" Blog)
"(...) só para te dizer para continuares assim ... como és, faz o que te apetece, diz o que queres, sê tu ! Assim um dia poderás olhar para trás e sentires alegria porque foste tu mesma e não o outros queriam que fosses. És e serás sempre a Rosa Maria ..." - 1º comentário de Eduardo
"(...) Gostei do blog, vou voltar e vou pôr um link no meu" - 1º comentário de Tim Bora (Centro Cool Tural)
"Olá. fico feliz por gostares das fotos e a publicação das mesmas. Ficou um espanto gostei mesmo muito. Se depender de mim e das minhas fotos o teu cantinho crescerá muito mais." - 1º comentário de Luís Fialho
"Só hoje conheci o seu blog. Não sei se nos conhecemos mas seja bem vinda à blogosfera com o carimbo "Made in Terceira". Vá dentre! Felicidade e apareça pelo meu blog... Miguel de Sousa Azevedo. (no Porto)" - 1º comentário de Miguel de Sousa Azevedo ("Porto das Pipas")
Maio de 2004
"É muito importante darmos a conhecer aos outros que os amamos e gostamos deles. Tal como uma crianças: através de coisas simples! Pois são essas que realmente são importantes!" - comentário de Júlio ("Espaço J")
"Bom dia. Lindíssimo este poema. Adorei. Gostaria de entrar aqui mais vezes do que aquilo que me é possível, mas o teu blog está na minha lista do preferido...portanto voltarei." - comentário de Mulher Mariense ("Alma de Poeta")
"Olá. Linhas bonitas, mas muito sentidas, foram escritas com o emoção do teu coração. O poema é triste mas, verdadeiro. Tens muito jeito para a escrita Rosita" - comentário de João Figueiredo
Junho de 2004
"Olá!!! Vim cá ao teu blog e gostei muito...!! Valeu a pena teres colocado um comentário no Blog Porto das pipas que curiosamente também gostei muito!! (...) o curioso é que de uma forma ou de outra, mais dia menos dia alguém visita o nosso blog, e quando deixam um comentário já é um novo incentivo interior que nasce dentro de nós e que nos faz continuar a escrever os posts diariamente (...)" - 1º comentário de Armando ("Portugal no seu pior")
"Pode ser uma canção, pode ser um abraço, pode ser um sorriso, pode ser um beijo, tudo fica gravado na nossa mente para mais tarde recordar" - comentário de Joaninha
"Para quem não gosta muito de futebol, esteve muito atenta:)Continue com essa graça e maneira de estar."; "Ternura dos quarenta...bichinho de escritora...mulher de improviso... chame o que quiser mas por favor, continue, não desista. Não vai haver baú suficientemente grande para guardar tamanhas recordações" - 1º e 2º comentários de aflores (Ailaife Blog) amigo "tripeiro" :)
"(...) sinceramente muito me agrada...alma de mulher corajosa, que escreve e divulga não só a sua alma de poetisa, como a sua cultura e tudo o que nos possa enriquecer como seres humanos melhores. Parabéns... e se quiser dar uma espreitadela ao meu blog e dizer o que pensa do que lá está escrito...ficar-lhe-ia muito grata.(...) - 1º comentário de Angelis ("Pé de Vento")
"Uma forma ternurenta de divulgar a terra que amamos. Visitei a tua página e acho-a espectacular. Nunca fui aos Açores, mas espero ir um dia e conhecer as belezas pessoalmente como tu as descreves. Urzelina nunca li, mas se um dia o vir nas bancas lembrar-me-ei de comprá-lo. Parabéns" - 1º comentário de Agostinho ("Arte por um canudo)
(...) o mundo dos blogs é fenomenal, a quantidade de pessoas com os mesmos sonhos, procura mesmo no site dos blogs do sapo, na gestão do blog, estão lá imensos blogs, vista os que se adequam melhor à tua preferência e dá a conhecer o teu trabalho e bons amigos podes também fazer, tenho conhecido pessoas que são jóias raras por aqui pela sua maneira de ser e pensar, pensa nisso não perdes nada até podes ganhar" - comentário da Graça ("Deep Feelings") - "encerrou de vez, até um dia destes, Graça" em 12/09/2004 (Até sempre, Amiga!)
"Vês Amiga como és tão mais capaz que eu de retratar "a paz, a beleza e o enorme privilégio" de viver nesse paraíso? Senti-me tão contagiada pelo teu entusiasmo...que bom!!! Já percebi que também tu és uma flôr, que precisa ser mimada em cada dia... E olha só quantos amigos começaram hoje o dia mais felizes por tua causa. (Basta querer para ser capaz.) Pela minha parte obrigada pelo sorriso que me fizeste esboçar logo ao pequeno almoço, e segundo dizem essa é a refeição mais importante do dia !!!! Um Bom Dia também para ti, preenchido de miminhos e sorrisos" - 1º comentário de Anita (e Miguel Azevedo - "Porto das Pipas")
"(...) Foi com muito orgulho que fiz o transporte de todas as elaboradas pedras (de basalto serrado e inclusive da calçada ke veste o chão do andar superior da obra) desta obra complicada, amada por uns e detestada por outros. kuanto à intenção de um tema para as Sanjoaninas, acredita amiga Rosa ke este seria um dos mais belos. continua como és e terás sempre a minha admiração e carinho" - 1º comentário de "Freeck"
Julho de 2004
"Quem disse que o nosso é um país de poetas decerto não se enganou, pois conheço duas das almas em cujas vidas tal dom ressoou. São meu marido e uma amiga, que habitam o meu coração, aqueles cujas palavras me trazem de volta a razão. Rosa Maria, que mais posso dizer que não seja "obrigada"? Teus poemas e palavras em muito me ajudam, seja no sorriso que despontam, na ferida que curam... e sempre em troca de nada! Apenas uma coisa posso dizer... Obrigada e não deixes nunca de escrever... Tu e o meu marido devolveram a poesia e a vontade de escrever à minha alma" - comentário de Rosália Sousa ("Frases e Poemas")
"(...) À nossa selecção vamos todos dar a mão. Visita o apoio que está no meu blog" - 1º comentário de Grilinha
"Olá... Vim, vi e Gostei... lol Agora estou a te convidar a fazer uma visita ao meu blog. Em uma visita que não será debalde pois estou a trabalhar num espaço de poesias em meu mundo DEALMALUSA" - 1º comentário de Edinelson ("DEALMALUSA" - Brasil)
Agosto de 2004
"Lisonjeado, sinto-me eu. Muito obrigado! Prometo que a foto estará para breve na tua "caixa" de mail's!!! Já agora... Mais?! Porque não! Fika bem. RSF/2004 - comentário de Ricardo Flores
Setembro de 2004
"Os nossos verdadeiros amigos, nunca se perdem de nós nem nós deles!" - comentário de Silvia ("Sunshine")
Como é maravilhosa a tua maneira de transmitires o amor daqueles que nos são sempre fiéis." - 1º comentário de Eugénia Vieira ("Vértice da Alma")
"(...) Abençoadas crianças Que na pureza dos seus seres Gozam em pleno a sua meninice Esquecendo quaisquer outros afazeres Haja mais dias sem carros, andar a pé faz bem" - comentário de "Amigo cubano"
"(...)Pode à vontade utilizar qq imagem dos meus blogs. Quem conhece o teor do poema melhor escolhe a imagem mais adequada. Sempre ao dispor" - comentário de Luís ("Quimera")
"Quando eu for aos Açores vais servir-me de guia... combinado?" - comentário de "saltapocinhas" de Aveiro ("Fábulas")
"Olá! Só hoje tive oportunidade de vir aki agradecer o poema k "fizeste".. fikei sentida e agradecida tmb, foi um gesto bonito!! Obrigado, cá do fundinho!!! Abraços Grandes :)" - comentário de Rita ("Fragilidades no Vazio")
"Parabéns ao filho e à mãe preocupada e acima de tudo babada:)" - comentário de Luís Silva (O blog de Luís Silva)
Outubro de 2004
"(...) Como sempre adoro teus versos e poemas! Nas tuas rimas estas a escrever o que vem de dentro e, isso é fantástico! Terás que continuar sempre assim, porque alguém te deu esse Dom.(...)" - comentário de Xandder
"Lindas palavras..." 1º comentário de "Fernão Capelo Gaivota"
"Neste poema encontro e sinto a tua veia poética. Sei bem de tantos sonhos que se agitam dentro de ti encandecentes... Um beijinho deste amigo" - 1º comentário de Manuel Neves ("Sonhos de Poeta")
"(...) Se a vida fosse minha esposa De amores não morreria, Outra coisa não quereria, que amá-la ,lida e formosa. Se a vida fosse minha esposa, Um galo cantaria Não seria tortuosa, Que caminhos ela correria... Se a vida fosse minha esposa, Ela teria o tom rosa da face do amor. Se a vida fosse minha esposa, Recebê-la-ia das mãos do Criador." - 1º comentário de Edgar Vieira
"Cara conterrânea, gostei muito do blog é sempre engraçado vermos o que escreve um nosso próximo. Parabéns" 1º comentário de "Ofeliazinha" blog terceirense
"Não é nossa tradição...mas a verdade é que eu até gosto da festa!;)****" - 1º comentário de "GiraFlor" blog
Novembro de 2004
"(...) Vou continuar a vir ao perfume dessa tua ilha formosa que, agora, começo a conhecer melhor" - 1º comentário de "paradadegonta" blog
Dezembro de 2004
"Pois... quando se travam conhecimentos, nem a distância nem a máquina impede que os sentimentos venham ao de cima. Sem rima mas com um sentir profundo, deixo aqui o meu registo de admiração à criatividade e capacidade literária. Concerteza que não faltarão oportunidades para continuarmos nesta fantástica interactividade: Serreta / Parada de Gonta. Com rima e em jeito de desafio (...) - comentário do GT ("Grupo do Tacho")
":)" - comentário que disse tudo de MN
"Olá! Gostei do seu blog, muito bonito e com coisas belas e os nossos Açores à mistura! Eu também sou Açoriana, e fico contente por não ser das únicas aqui nessa comunidade! Bem se poder, visite-me! Beijinhos!" - 1º comentário de Sandra ("poetisasonhadora" blog)
"Rosa muito obrigado pela lembrança que tiveste de nós. Foi muito bonito o que escreveste, porque tocar na filarmónica foi o passatempo principal que ai tinha, por isso nada como ler noticias como estas. Parabéns à filarmónica por saber que vai indo sempre para melhor. Outra vez muito obrigado, um abraço para ti e todos" - comentário de Primos, Victor e Vânia (USA)
"Carregam-se sacos cheios de mudanças paradas" - Amei esta frase. Parabéns e beijoca" - comentário de Lina ("A cor do mar")
"Gosto do poema nas duas versões, mas tenho um certo fascínio pela musicalidade do espanhol, e o poema em questão, não perde qualidade" - comentário de José Leal ("Ilustre desconhecido")
"Lindo este poema que acabas de partilhar comigo, parabéns pelo bom gosto! Voltarei .....prometo!" - comentário de "docerebelde"
"Lembrar o que poetas aqui desfolham É lavar a alma É tocar o céu É deixar o olhar preso num rio Onde se espelham sentimentos E raízes de uma terra Onde a palavra voa mais alto Que o pensamento" - um comentário/poema de Sun_and_Soul ("Altar de Sentimentos")
"Palavras para quê?... uma apenas: Magnífico! Um beijo" - 1º comentário de Maria ("O cantinho de Fatyly")
"Bonito e doce poema. Gostei da ideia de se formar as palavras presépio e natal com a junção das primeiras letras das frases. Beijos!" - 1º comentário de "ferrus"
"(...) é tão fácil voar... basta basta deixar emergir da nossa alma as asas que lá se encontram, por vezes, recolhidas. Um beijo" - comentário de Cris ("chatalinda")
"Com muito carinho desejo que continues com entusiasmo escrevendo e divulgando poesia. Se o fizeres nunca te sentirás só. Gostei desta flor e muito do final deste teu poema. beijos para todos dos Açores e Feliz Natal" - comentário de Rogério Simões ("Poemas de amor e dor")
"(...) até daquilo que nos parece singelo, mas indispensável, se faz uma poesia. Parabéns. Gostei muito para não variar. Fique bem." - comentário de "PlantaCarnivora"
"Rosa Maria um bom natal e tudo de bom para 2005... São os meus votos..." - comentário de "aaviador" ("Poesia em Folhas Soltas")
"Desejos de um Bom Natal, repleto de uma Grande Paz no mundo inteiro. Muitos presentinhos no sapatinho! Beijo" - comentário de Isa ("Singularidades")
e a tantos, tantos outros que deixaram uma palavra, frase ou expressão de acompanhamento...
O meu sincero OBRIGADO!
Azoriana
Apontamento do Ano de 2004
"Nem às paredes confesso" é uma expressão que hoje, último dia do ano de 2004, vou contrariar.
Vou confessar às paredes deste mundo que, em 327 artigos, com (832) comentários ou sem comentários, lidos e relidos, há verdade e há mentira, há certezas e incertezas, razão e coração, mas nunca tive má intenção. O sonho e a realidade andaram de mãos dadas, essa a minha grande certeza!
O meu blog nasceu a 9 de Abril de 2004 e, antes de colocar este artigo e o outro que se seguirá, na hora que conferi o contador marcava 11.590 visitas e/ou toques de edição/actualização de prosa e verso quer minha quer de outrém (neste caso foram poucos artigos, mas agradeço muito aos seus autores).
Isto para mim é importante e leva-me a várias interpretações. Uma delas é que dediquei nove meses da minha existência a uma ocupação "gratuita" mas para mim salutar. Jamais pensei escrever tanto. Juro-vos! Nem tão pouco, artigos poéticos. Essa seria a "mentira" que referi atrás. Escrevi de forma tosca e apressada mas veio soprada de dentro de mim. O teclado sentiu os ecos dos meus dedos todos a fervilhar letrinhas múltiplas.
Antes e agora esta é a minha segunda opção de vida: as tecnologias, nomeadamente o computador, em parte devido à minha profissão (o meu "ganha-pão"). Mesmo que eu não seja da carreira de informática, para mim, é como se o fosse. A nível de aplicações informáticas já quase nada me assusta. Assusta-me sim, a maldade vírica de uns "bichinhos" que invadem nossa privacidade e que para serem combatidos (se a bom tempo) é a troco de alguns custos.
Quem me conhece na vida real (porque a virtual não tem rosto e podemos fingir mas, aproveito para declarar que não gosto de fingimentos) sabe que sou de altos e baixos, alegre e triste, com tendência a fragilidades depressivas perante o enfrentar de determinadas situações, muitas das vezes de difícil solução.
Se eu fizesse a estatística dos "Santos da Terra" de certeza que eu não estaria na contagem. Sou apenas uma pessoa do sexo feminino que nasceu num quarto virado para o mar e ainda por cima num dia de Petas, que quer dizer mentiras. Mas não gosto de mentir levianamente. Há mentiras saborosas...
Eu espero que, no Novo Ano de 2005, não seja varrida das visitas dos meus amigos(as), simpatizantes bloguistas, nem dos leitores em geral. Sei que alguns voltam sempre. Vocês são parte de mim e já não vos dispenso. Seria o meu fim. Mas como tudo tem um fim que este seja com um sorriso nos lábios e em todo o rosto pelo trabalho realizado.
Não vou referir ninguém em particular porque podia deixar alguém atrás sem querer. Estão todos bem guardados na minha mente e coração, nos comentários postados e sites em que vou participando por convite ou por iniciativa própria.
Aceito críticas boas e más (mas carinhosas) e ainda, sugestões construtivas, mas não me abandonem, por favor!
Um abraço a todos(as) e que amanhã, ao virar do ponteiro do relógio que nos acompanha, tudo seja melhor! Yes...
Azoriana
P.S. Quase que esquecia... o meu problema é colocar as vírgulas. Se encontrares alguma fora de sítio dá-lhe um "empurrãozinho".
Bom Ano 2005 para TODOS!
Grassa tragédia...
"Um pouco com Deus é muito"
Eu não sei descrever por palavras
A muita tristeza que me cobre
Tem de haver qualquer gesto nobre
O objectivo destas minhas quadras.
Ajudar a Ásia na miséria
Com algum qualquer breve donativo,
Tudo que vos digo é bom motivo:
Grassa tragédia tão séria...
Mesmo que tu não acredites em Deus,
Faz a tua prece, uma qualquer oração
Lembra-te dos azares outrora teus...
Lamentos nestes escritos meus,
Sinto um grande choro no coração.
Milhares, ora tristes: Ajuda-os, Deus!
Rosa Silva ("Azoriana")
APELO da:
Cáritas dos Açores
Rua do Barcelos, 23
9700-026 Angra do Heroísmo
a) Ajuda monetária (CGD NIB 003500990004797393019 ),
b) Preces e orações,
c) Minuto de silêncio ao primeiro minuto de 2005
Apelo da Cáritas
Cáritas pede um minuto de silêncio no primeiro minuto de 2005,
pelas vítimas em resultado do violentíssimo sismo,
seguido de maremoto, que ocorreu a 26/12/2004 no Sudoeste Asiático
(leia o apelo na íntegra em AZORESdigital.com)
Menino Jesus!
De joelhos te peço
Recebe as almas das vítimas no Céu
Dai-lhes o Eterno Descanso!
E a mim faz-me entender
o porquê de tanto sofrimento...
Azoriana
Vésperas de Ano Novo
Muito champanhe no Ano Novo,
Muita festa p'ra qualquer idade,
Do mais velho ao mais novo,
Reine um olhar de amizade.
Vamos todos em folia
Bater latas à janela
A passagem deste dia
Com a tampa da panela...
Mas há algo na natureza,
Que não nos deixa apaziguar
Lembra-me logo tristeza
Quantos seres fustigados
Na fúria daquele mar
Foram da terra arrancados...
Rosa Silva ("Azoriana")
Índice temático: Desenho sonetos
Nota: No dia 1 de Janeiro façamos uma oração e/ou um minuto de silêncio por todas as vítimas
"Choque de Gerações"
Dia 28 de Dezembro de 2004, foi o Sr. Joel Neto jornalista/escritor que referiu meu nome no seu Programa "Choque de Gerações". Agradeço a sua deferência. É um prazer imenso ver o seu site. Está muito bem conseguido e claro que mais poderíamos esperar de um Homem Açoriano de corpo e alma. Desejo-lhe muita sorte ao longo da sua vida, SEMPRE!
Infelizmente não consegui comentar o seu blog pessoal. Mas faço o comentário aqui e talvez, quem sabe, um dia pouse o seu olhar neste cantinho, tal como o fez no e-mail que enviei para o Programa que vai para o ar à 3ª feira e repetição no dia seguinte.
Não resisti a transcrever uma parte de um texto que li na sua página pessoal que ilustra o seu amor pelos Açores:
«Sou mais açoriano do que nunca! Eu estou nos Açores. Fisicamente não volto, mas estou nos Açores diariamente. Encontrei a dimensão que me cabe e cada vez me sinto mais Açoriano». in Perfil do site de Joel Neto - Jornalista/Escritor.
Naquela data não estava cá. Mas hoje está por cá e muito bem situado, à volta de uns debates numa mesa terceirense, na sua terra natal. Diga-se, ainda, muito bem acompanhado.
Só assim consegui ver através da caixinha mágica o ilustre colega bloguista Sr. Nuno Barata do "foguetabraze", um especialista em generalidades e que está muito atento aos bloguistas ilhéus e não só...
É preciso estarmos atentos aos seus escritos. Eu sou assídua visitante. Ajudemos o seu blog a chegar às 100.000 visitas antes do virar do ano. Vamos nessa? Faltam 3 dias... temos de ser rápidos...
Bem Hajam e continuem felizes por serem Açorianos!
Azoriana
Pezinhos em bico!
Um
sonho
bailado
numa
vontade mágica
de pezinhos em bico.
O
destino
não ofereceu
pé d'artista!
Desde criança
eterna sonhadora
de palcos de luz...
Aplausos
nas plateias feitas d'ilhas
de mar vestidas
estrelas caídas
no colo transparente
de sonho deslumbrado.
Aplausos
que o luar adormece
no regaço acalorado do meu sono.
© Azoriana
Postal de uma amiga terceirense
Uma linda oferta enviada por uma amiga terceirense.
Desejo a ela e a toda a sua família os mesmos votos
que embelezam esta árvore original!
Fica aqui uma bela ilustração desta quadra natalícia.
Para toda a minha família, amigos,
população regional, nacional e estrangeira:
Bom Natal e Feliz Ano 2005
Despeço-me com um xi coração até ao dia 28 de Dezembro de 2004
Azoriana
Oferta
Lá do céu
veio a nuvem
cantar-me ao coração
e eu respondi:
Tenho amizades na terra
Poucos são os meus amores
Mas do mar até à serra
Lindos canteiros de flores!
Uma rosa encarnada
Em voz querida e mimosa
Entrego p'la madrugada
P'ra te lembrares da Rosa!
© Azoriana
Estes os meus canteiros:
Há flores especiais nestes canteiros que assiduamente me visitam e deixam encantos que guardo em lugar seguro: o coração!
A saber: Rosália Sousa e Paulo Póvoa, Alberto Flores e filhos, Agostinho Silva, Angela Monforte, Anita e Miguel Sousa Azevedo, "Fernão Capelo Gaivota" - Paulo, Ofeliazinha, Eugénia Vieira, Isabel (Mulher Mariense), Eduardo e Luís.
Mais canteiros maravilhosos:
Agradeço a ADZIVO por disponibilizar o Template do Blog;
A Jorge Gonçalves (Arauto Graciosense) e gerente da Galeriacores;
Aos Grupos de MSN de Poesia - seus gerentes e participantes;
A Andy Poesia; Arca de Noé, Grupo do Tacho; Portal da Serreta, etc.
Para todos(as) os que me visitam um grande abraço!
Gostaria de aqui colocar todos os comentários que recebo, quer no blog quer por correio electrónico. Mas, como devem calcular seria um artigo sem terminus. Assim, fiz uma pesquisa rápida e seleccionei aqueles que já são os visitantes que reconheço ao simples clique do "ratinho" sempre que abro a caixa dos comentários. Publico alguns em lista separada.
Azoriana
Tolerância ZERO!
Andei, paguei, voltei!
Sentei-me à secretária e aparei o lápis.
Pensei cada silêncio...
Eu não vou escrever nada de meu
daquilo que podem pensar que sou
e afinal é pura sombra...
"Só estou bem onde não estou,
Eu só quero ir onde não vou".
Sou o EU,
descontente no traçado do lápis no reciclado.
Escrevo em penas,
a ideia,
o sonho,
a veia que me atinge... incerta...
a hora do fogo sem chama,
o minuto do sentido errado,
o segundo que permanece camuflado
no choro que ninguém viu.
É tudo tão enigmático.
Eu
mulher
onde estou?
para onde vou?
Lentamente,
tropeço
em sinais proibidos,
obrigatórios e mil perigos,
porque os informativos...
rezam-me na memória!
© Azoriana
O Presente de Jesus!
Se eu publicasse um livro será que escreveria tudo?
Teria a doçura estampada como está vestida nos Poemas de Li Bai?
É certo que não! Mas, seria o meu sentir que ficaria gravado
em troncos cortados de árvores macias...
Montanhas d'emoção cantadas em tom impaciente, no presente...
E nas folhagens inteiras desejos paginados de esperanças:
nos sem abrigo vestirem segurança,
dos doentes sentirem alívios,
e a cada profissional um louvor reconhecido:
pela luz da manhã,
pela água entubada, aquecida pelo butano,
pelo café com leite apressado,
pelo pão quentinho,
pelo reciclar dos despojos para o exílio,
levados por mãos incansáveis de homens,
que percorrem ruas num tempo marcado... cansado...
mas,
e o desespero daqueles que nada tem?
sozinhos, olhos tristes, rostos cinzentos...
Alegrem-se com o Menino que está prestes a fazer anos.
Glorifiquem o seu Pézinho, dando-lhe apenas um Beijinho...
e na volta... na volta:
Um Caminho de Vida e Luz...
O Presente de Jesus!
© Azoriana
"Que importava se era Natal!"
"Quando era menino e feliz, apesar das parcas possibilidades dos meus pais, o Natal era uma festa e não existiam supermercados.
Recordo-me de ir a correr ao Sr. Manuel da mercearia para comprar um quilo de açúcar o que era raro.
Regressava a correr a casa, subia a correr os muitos degraus da escada e voltava à mercearia com outras encomendas. E pela rua soletrava ou repetia em voz alta para não me esquecer -: 100 gramas de manteiga, meia dúzia de ovos, fermento royal, um pedaço de canela e um litro de óleo.
Regressava a correr subia a escadas a correr quando minha mãe me perguntava se tinha trazido tudo, se me esquecia de alguma coisa, minha mãe chamava-me cabeça de vento e eu voltava novamente a correr. Que importava se era Natal!
E ficava a ver minha mãe a amassar as filhoses e eu rapava o fundo ao alguidar.
Era de facto uma festa e o meu entusiasmo na participação acabava na manhã do dia de Natal quando procurava, no meu sapato carcomido, pelo presente desejado, mas era feliz.
Feliz Natal"
Autor: Rogério Simões ("Poemas de Amor e Dor")
Nota: foi autorizada, pelo autor/poeta, a publicação deste texto magnífico que me trouxe boas recordações de um passado recolhido na mente; aconselho-vos a leitura dos artigos do autor)
Lista de alguns comentários (os primeiros) colocados no blog Azoriana
Abril de 2004
"Eu ando, se calhar, aqui ao lado... sim, aqui na ilha! O meu blog tem modestas imagens que vou fazendo de propósito para editar aqui. Se a interessarem estão totalmente ao seu dispor" - 1º comentário de "An'arka"
«"abcd" por poucos palavras consigo descrever o ke sinto "parabéns pelo trabalho realizado"» - 1º comentário de Ricardo (RSF)
"(...) fico muito feliz porque este blog é lindo, como a tua sinceridade, como a tua amizade, como o teu coração. Espero que haja muita gente a ajudar com textos e com acontecimentos interessantes. Beijos deste teu eterno amigo" - 1º comentário de Paulo Póvoa ("Frases e Poemas" Blog)
"(...) só para te dizer para continuares assim ... como és, faz o que te apetece, diz o que queres, sê tu ! Assim um dia poderás olhar para trás e sentires alegria porque foste tu mesma e não o outros queriam que fosses. És e serás sempre a Rosa Maria ..." - 1º comentário de Eduardo
"(...) Gostei do blog, vou voltar e vou pôr um link no meu" - 1º comentário de Tim Bora (Centro Cool Tural)
"Olá. fico feliz por gostares das fotos e a publicação das mesmas. Ficou um espanto gostei mesmo muito. Se depender de mim e das minhas fotos o teu cantinho crescerá muito mais." - 1º comentário de Luís Fialho
"Só hoje conheci o seu blog. Não sei se nos conhecemos mas seja bem vinda à blogosfera com o carimbo "Made in Terceira". Vá dentre! Felicidade e apareça pelo meu blog... Miguel de Sousa Azevedo. (no Porto)" - 1º comentário de Miguel de Sousa Azevedo ("Porto das Pipas")
Maio de 2004
"É muito importante darmos a conhecer aos outros que os amamos e gostamos deles. Tal como uma crianças: através de coisas simples! Pois são essas que realmente são importantes!" - comentário de Júlio ("Espaço J")
"Bom dia. Lindíssimo este poema. Adorei. Gostaria de entrar aqui mais vezes do que aquilo que me é possível, mas o teu blog está na minha lista do preferido...portanto voltarei." - comentário de Mulher Mariense ("Alma de Poeta")
"Olá. Linhas bonitas, mas muito sentidas, foram escritas com o emoção do teu coração. O poema é triste mas, verdadeiro. Tens muito jeito para a escrita Rosita" - comentário de João Figueiredo
Junho de 2004
"Olá!!! Vim cá ao teu blog e gostei muito...!! Valeu a pena teres colocado um comentário no Blog Porto das pipas que curiosamente também gostei muito!! (...) o curioso é que de uma forma ou de outra, mais dia menos dia alguém visita o nosso blog, e quando deixam um comentário já é um novo incentivo interior que nasce dentro de nós e que nos faz continuar a escrever os posts diariamente (...)" - 1º comentário de Armando ("Portugal no seu pior")
"Pode ser uma canção, pode ser um abraço, pode ser um sorriso, pode ser um beijo, tudo fica gravado na nossa mente para mais tarde recordar" - comentário de Joaninha
"Para quem não gosta muito de futebol, esteve muito atenta:)Continue com essa graça e maneira de estar."; "Ternura dos quarenta...bichinho de escritora...mulher de improviso... chame o que quiser mas por favor, continue, não desista. Não vai haver baú suficientemente grande para guardar tamanhas recordações" - 1º e 2º comentários de aflores (Ailaife Blog) amigo "tripeiro" :)
"(...) sinceramente muito me agrada...alma de mulher corajosa, que escreve e divulga não só a sua alma de poetisa, como a sua cultura e tudo o que nos possa enriquecer como seres humanos melhores. Parabéns... e se quiser dar uma espreitadela ao meu blog e dizer o que pensa do que lá está escrito...ficar-lhe-ia muito grata.(...) - 1º comentário de Angelis ("Pé de Vento")
"Uma forma ternurenta de divulgar a terra que amamos. Visitei a tua página e acho-a espectacular. Nunca fui aos Açores, mas espero ir um dia e conhecer as belezas pessoalmente como tu as descreves. Urzelina nunca li, mas se um dia o vir nas bancas lembrar-me-ei de comprá-lo. Parabéns" - 1º comentário de Agostinho ("Arte por um canudo)
(...) o mundo dos blogs é fenomenal, a quantidade de pessoas com os mesmos sonhos, procura mesmo no site dos blogs do sapo, na gestão do blog, estão lá imensos blogs, vista os que se adequam melhor à tua preferência e dá a conhecer o teu trabalho e bons amigos podes também fazer, tenho conhecido pessoas que são jóias raras por aqui pela sua maneira de ser e pensar, pensa nisso não perdes nada até podes ganhar" - comentário da Graça ("Deep Feelings") - "encerrou de vez, até um dia destes, Graça" em 12/09/2004 (Até sempre, Amiga!)
"Vês Amiga como és tão mais capaz que eu de retratar "a paz, a beleza e o enorme privilégio" de viver nesse paraíso? Senti-me tão contagiada pelo teu entusiasmo...que bom!!! Já percebi que também tu és uma flôr, que precisa ser mimada em cada dia... E olha só quantos amigos começaram hoje o dia mais felizes por tua causa. (Basta querer para ser capaz.) Pela minha parte obrigada pelo sorriso que me fizeste esboçar logo ao pequeno almoço, e segundo dizem essa é a refeição mais importante do dia !!!! Um Bom Dia também para ti, preenchido de miminhos e sorrisos" - 1º comentário de Anita (e Miguel Azevedo - "Porto das Pipas")
"(...) Foi com muito orgulho que fiz o transporte de todas as elaboradas pedras (de basalto serrado e inclusive da calçada ke veste o chão do andar superior da obra) desta obra complicada, amada por uns e detestada por outros. kuanto à intenção de um tema para as Sanjoaninas, acredita amiga Rosa ke este seria um dos mais belos. continua como és e terás sempre a minha admiração e carinho" - 1º comentário de "Freeck"
Julho de 2004
"Quem disse que o nosso é um país de poetas decerto não se enganou, pois conheço duas das almas em cujas vidas tal dom ressoou. São meu marido e uma amiga, que habitam o meu coração, aqueles cujas palavras me trazem de volta a razão. Rosa Maria, que mais posso dizer que não seja "obrigada"? Teus poemas e palavras em muito me ajudam, seja no sorriso que despontam, na ferida que curam... e sempre em troca de nada! Apenas uma coisa posso dizer... Obrigada e não deixes nunca de escrever... Tu e o meu marido devolveram a poesia e a vontade de escrever à minha alma" - comentário de Rosália Sousa ("Frases e Poemas")
"(...) À nossa selecção vamos todos dar a mão. Visita o apoio que está no meu blog" - 1º comentário de Grilinha
"Olá... Vim, vi e Gostei... lol Agora estou a te convidar a fazer uma visita ao meu blog. Em uma visita que não será debalde pois estou a trabalhar num espaço de poesias em meu mundo DEALMALUSA" - 1º comentário de Edinelson ("DEALMALUSA" - Brasil)
Agosto de 2004
"Lisonjeado, sinto-me eu. Muito obrigado! Prometo que a foto estará para breve na tua "caixa" de mail's!!! Já agora... Mais?! Porque não! Fika bem. RSF/2004 - comentário de Ricardo Flores
Setembro de 2004
"Os nossos verdadeiros amigos, nunca se perdem de nós nem nós deles!" - comentário de Silvia ("Sunshine")
Como é maravilhosa a tua maneira de transmitires o amor daqueles que nos são sempre fiéis." - 1º comentário de Eugénia Vieira ("Vértice da Alma")
"(...) Abençoadas crianças Que na pureza dos seus seres Gozam em pleno a sua meninice Esquecendo quaisquer outros afazeres Haja mais dias sem carros, andar a pé faz bem" - comentário de "Amigo cubano"
"(...)Pode à vontade utilizar qq imagem dos meus blogs. Quem conhece o teor do poema melhor escolhe a imagem mais adequada. Sempre ao dispor" - comentário de Luís ("Quimera")
"Quando eu for aos Açores vais servir-me de guia... combinado?" - comentário de "saltapocinhas" de Aveiro ("Fábulas")
"Olá! Só hoje tive oportunidade de vir aki agradecer o poema k "fizeste".. fikei sentida e agradecida tmb, foi um gesto bonito!! Obrigado, cá do fundinho!!! Abraços Grandes :)" - comentário de Rita ("Fragilidades no Vazio")
"Parabéns ao filho e à mãe preocupada e acima de tudo babada:)" - comentário de Luís Silva (O blog de Luís Silva)
Outubro de 2004
"(...) Como sempre adoro teus versos e poemas! Nas tuas rimas estas a escrever o que vem de dentro e, isso é fantástico! Terás que continuar sempre assim, porque alguém te deu esse Dom.(...)" - comentário de Xandder
"Lindas palavras..." 1º comentário de "Fernão Capelo Gaivota"
"Neste poema encontro e sinto a tua veia poética. Sei bem de tantos sonhos que se agitam dentro de ti encandecentes... Um beijinho deste amigo" - 1º comentário de Manuel Neves ("Sonhos de Poeta")
"(...) Se a vida fosse minha esposa De amores não morreria, Outra coisa não quereria, que amá-la ,lida e formosa. Se a vida fosse minha esposa, Um galo cantaria Não seria tortuosa, Que caminhos ela correria... Se a vida fosse minha esposa, Ela teria o tom rosa da face do amor. Se a vida fosse minha esposa, Recebê-la-ia das mãos do Criador." - 1º comentário de Edgar Vieira
"Cara conterrânea, gostei muito do blog é sempre engraçado vermos o que escreve um nosso próximo. Parabéns" 1º comentário de "Ofeliazinha" blog terceirense
"Não é nossa tradição...mas a verdade é que eu até gosto da festa!;)****" - 1º comentário de "GiraFlor" blog
Novembro de 2004
"(...) Vou continuar a vir ao perfume dessa tua ilha formosa que, agora, começo a conhecer melhor" - 1º comentário de "paradadegonta" blog
Dezembro de 2004
"Pois... quando se travam conhecimentos, nem a distância nem a máquina impede que os sentimentos venham ao de cima. Sem rima mas com um sentir profundo, deixo aqui o meu registo de admiração à criatividade e capacidade literária. Concerteza que não faltarão oportunidades para continuarmos nesta fantástica interactividade: Serreta / Parada de Gonta. Com rima e em jeito de desafio (...) - comentário do GT ("Grupo do Tacho")
":)" - comentário que disse tudo de MN
"Olá! Gostei do seu blog, muito bonito e com coisas belas e os nossos Açores à mistura! Eu também sou Açoriana, e fico contente por não ser das únicas aqui nessa comunidade! Bem se poder, visite-me! Beijinhos!" - 1º comentário de Sandra ("poetisasonhadora" blog)
"Rosa muito obrigado pela lembrança que tiveste de nós. Foi muito bonito o que escreveste, porque tocar na filarmónica foi o passatempo principal que ai tinha, por isso nada como ler noticias como estas. Parabéns à filarmónica por saber que vai indo sempre para melhor. Outra vez muito obrigado, um abraço para ti e todos" - comentário de Primos, Victor e Vânia (USA)
"Carregam-se sacos cheios de mudanças paradas" - Amei esta frase. Parabéns e beijoca" - comentário de Lina ("A cor do mar")
"Gosto do poema nas duas versões, mas tenho um certo fascínio pela musicalidade do espanhol, e o poema em questão, não perde qualidade" - comentário de José Leal ("Ilustre desconhecido")
"Lindo este poema que acabas de partilhar comigo, parabéns pelo bom gosto! Voltarei .....prometo!" - comentário de "docerebelde"
"Lembrar o que poetas aqui desfolham É lavar a alma É tocar o céu É deixar o olhar preso num rio Onde se espelham sentimentos E raízes de uma terra Onde a palavra voa mais alto Que o pensamento" - um comentário/poema de Sun_and_Soul ("Altar de Sentimentos")
"Palavras para quê?... uma apenas: Magnífico! Um beijo" - 1º comentário de Maria ("O cantinho de Fatyly")
"Bonito e doce poema. Gostei da ideia de se formar as palavras presépio e natal com a junção das primeiras letras das frases. Beijos!" - 1º comentário de "ferrus"
"(...) é tão fácil voar... basta basta deixar emergir da nossa alma as asas que lá se encontram, por vezes, recolhidas. Um beijo" - comentário de Cris ("chatalinda")
"Com muito carinho desejo que continues com entusiasmo escrevendo e divulgando poesia. Se o fizeres nunca te sentirás só. Gostei desta flor e muito do final deste teu poema. beijos para todos dos Açores e Feliz Natal" - comentário de Rogério Simões ("Poemas de amor e dor")
"(...) até daquilo que nos parece singelo, mas indispensável, se faz uma poesia. Parabéns. Gostei muito para não variar. Fique bem." - comentário de "PlantaCarnivora"
"Rosa Maria um bom natal e tudo de bom para 2005... São os meus votos..." - comentário de "aaviador" ("Poesia em Folhas Soltas")
"Desejos de um Bom Natal, repleto de uma Grande Paz no mundo inteiro. Muitos presentinhos no sapatinho! Beijo" - comentário de Isa ("Singularidades")
e a tantos, tantos outros que deixaram uma palavra, frase ou expressão de acompanhamento...
O meu sincero OBRIGADO!
Rosa Silva ("Azoriana")
Soneto de Natal - 2004
Viva! Viva! Neste Natal,
Almejo a felicidade,
Desejo em tom universal
Sabor de prosperidade.
Do fundo do meu coração,
A simbólica miragem,
Nesta hora a divulgação
BOAS FESTAS, terna imagem.
BOM NATAL, com muito gosto
Embelezado em doce luz,
Um sorriso no teu rosto...
Voto que deixo exposto,
No presépio de Jesus:
UM NATAL BEM DISPOSTO!
Rosa Silva ("Azoriana")
Índice temático: Desenho sonetos
Natal - Christmas - Noel
Merry Christmas
Feliz Natal
Tudo tão especial!
Quero
que os dias
sejam todos
- Natal -
de mãos dadas
bons sinais
armas caladas
seres iguais
Utopias!?
Jamais
Um beijinho
Azoriana
Chapéu de chuva
Chapéu de chuva
Visões
verdes ou brancas
formas entreabertas
espreitando mudança d'ares, se
o meu chapéu de chuva abrisse alegrias
corria Roma e Pavia só para seres a estrela do dia
mas este
avivou
novo
vento
perdi-te
na chuva
vejo-te
molhado
tal
nuvem
curiosa
beijando
pétala de flor
Azoriana
Aniversário da "Grilinha"
Natal dos Pequeninos
Quando eu era pequenina,
A inocência comandava,
Dormia pela tardinha,
A carta nunca mandava.
Antes da Missa do Galo,
À chaminé meu sapato,
Era p'ra mim um regalo,
Quando voltava do "Acto".
Prendas com graciosidade
Simples, em risonho agrado,
Tão natural nessa idade,
Hoje, sinto uma saudade!
Dum momento, bom passado,
Essa a mais pura verdade.
Rosa Silva ("Azoriana")
Em http://www.sonetos.com.br/sonetos.php?n=6667
Índice temático: Desenho sonetos
P.S. Bom Natal para ti e familiares, em especial à tua sobrinha, por tão bela cartinha, que facilitou as contas (risos)
(Comentário no Blog Fábulas da "SaltaPocinhas" de Aveiro)
Gatafunhos
sonhei-te | |
queria-te livre | |
PIGEON DE SÃO TOMÉ | |
Celeridade
"Como são pequeninas as contrariedades do dia-a-dia" (frase proferida pela apresentadora do Jornal da TVI - Manuela Moura Guedes no dia 14 de Dezembro de 2004) perante a reportagem de imagens reais de crianças que são deslocadas para o Continente, para tratar as doenças que travam a celeridade do seu viver normal.
Imagens que comovem qualquer ser sensível como eu...
Estas crianças estão no Continente... afastadas dos seu lares e com tristes olhares...
Isto é motivo mais que suficiente para fazer uma prece ao Menino Jesus, antes da Sua nova vinda no dia 25 de Dezembro. Já sei que tu... tu e tu, talvez não acredites no Menino Jesus... dirás que estou a divagar... Eu sei. Mesmo assim insisto na minha prece, quer acreditem ou não.
Peço-Te que ajudes os governantes e seus funcionários na prossecução dos objectivos propostos para que tudo resulte bem e de acordo com a notícia do Jornal "A União", que li e destaco a parte que me entusiasmou:
«(...) a implementação do projecto de informatização do SRS "é uma alteração quantitativa e qualitativa de grande impacto", que levará à melhoria dos resultados, bem como a melhoria da gestão técnico-assistencial.»
«(...) tudo será mais fácil, nomeadamente a definição de critérios de acesso dos beneficiários do SRS e subsistemas residentes na Região às redes de referenciação do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para as situações em que a capacidade de resposta das unidades de saúde regionais se encontre tecnicamente limitada ou esgotada.(..)»
(Nota: SRS = Serviço Regional de Saúde; SNS = Serviço Nacional de Saúde)
Uma excelente notícia!
Azoriana
Que silêncio!
Percorro caminhos
veredas
montanhas
trabalhos
aguço os sentidos
ergo a voz
quebro a regra do silêncio
de tom ofendido
amargurado.
A voz pára
ouço e escrevo
o pensamento
o futuro não é presente
é lembrar o passado...
É bom ser-se silêncio...
Azoriana
É vestir a alma de silêncio rasgar os ruidos
que despertam num tempo sem nexo e quedarmo-nos
nesta mansidão que nos leva a tocar este céu que nos cobre.
Sun_and_Soul
Presépio e Natal
Pequenos e traquinas
Representando o Natal
Estes encantadores meninos
Sortidos numa imagem sem igual
É digno de contemplação
Pela alegria que despertam
Imersos nas boinas escarlates
Os sorrisos coloridos pelas suas artes
Nesta época especial
Aos pequenitos do mundo
Ternura, alimento e ainda doce calor
A Luz dourada oferecida pela Estrela de Natal
Leve a todas as crianças o melhor presente: o Amor
(acróstico inspirado pelo Blog de "Gifs e imagens" de "Camilinha"; a estrela faz parte de "O Meu Conto de Natal" - texto de Carlos Mesquita, 7º 4, 2001/02, publicado no nº 21, Abril de 2002, da "Gazeta Paulo da Gama" e no "DN Jovem", 21 de Dezembro de 2001 - Recomendo que todos leiam este conto. Aqui está o que para mim devia ser o verdadeiro Natal - ver a tal "Estrela Dourada")
O rascunho
Pensamento "Feelings"
Entre silêncios que vais dedilhando
Perdem-se os momentos de um sonho
Nascido no ventre desse amor
Que tuas mãos vão soltando
Abre-se um céu de doçura
Espalham-se as horas
Sobre a tela da vida
Tingindo o breu da noite
De laivos azulados
Onde renasce sempre
Este sonho de amar
Mesmo que no horizonte
Apenas se desvende a tua sombra
Sentimentos de uma alma
Desejo de umas mãos
Que vão compondo
A sinfonia onde os sonhos
São as estrelas que te guiam.
E.Vieira
Desapego!
Nada neste mundo é eterno,
Nem sempre dura a alegria,
O mal é um puro inferno,
O bem uma regra dia-a-dia...
Chega um momento na vida,
Condoeres que não se apagam,
Segue-se, cabeça erguida,
Há plantas que até se embargam...
Muros, folhas quase caídas,
Imagens, rostos em desalento,
Pressas, forças desmedidas,
Que atormentam o pensamento.
Há que renovar em alegria,
Há que fazer força e lutar,
Quero sorrir em novo dia,
É tão breve este navegar.
Desapego a coisas banais,
Fuga a seres inquietantes,
Onde estão preces semanais,
De vontades importantes!?
Olho o céu em noite escura,
Não vejo brilhar tal estrela,
Tamanho encanto e doçura,
Miragem de vida tão bela...
Um dia meu barco navega,
Em ondulado definitivo,
Será uma vela que desapega,
Um sonho ficará cativo...
Azoriana
Traduzido para espanhol
Eres todo lo que he soñado
soñando
romantizo tesis
escribo añoranzas
maltrato ambiciones
esclavizo voluntades
encuentro una luz
en sonrisa abierta
mirada despierta
aprendo el gustar
liberto la esperanza
la dulce esperanza
de un día volver
en el brillo ondulado
de placer
de vivir
Letra original: "És tudo o que sonhei" -Azoriana
Tradução da autoria de José Leal - "Ilustre desconhecido"
Muito Obrigado!
150º Aniversário do Dogma de Nossa Senhora da Conceição
Dia 8 de Dezembro de 2004
Dia da Festa da Padroeira de Portugal - "Nossa Senhora da Conceição"
Santuário de Nossa Senhora da Conceição - Ilha Terceira - Açores
Abaixo, um excerto de uma grande parte do artigo publicado no Jornal "A União" da autoria de Sandra Garcia Bessa. Neste artigo está tudo dito a respeito da devoção a Nossa Senhora da Conceição, bem como o historial que envolve a mesma. Artigo excelente de certeza inspirado pela Nossa Mãe que nos espera a todos no seu Santuário, principalmente aqueles que A olham com Amor e Veneração que brota dos seus corações. Nunca será demais realçar o que se escreve para Bendizer a Nossa Senhora da Conceição:
«(...) São, de facto, muitos os fiéis que vão prestar homenagem àquela que é aclamada como Padroeira de Portugal e que, entre nós, é além disso, a Padroeira da Fanfarra Operária, dos Bombeiros Voluntários de Angra e dos taxistas da cidade, todos prestando tributo através da sua presença, trajando a rigor, mas também através de manifestações simbólicas da sua labuta diária: o santuário enche-se com a música da Filarmónica da Fanfarra Operária e, cá fora, as sirenes dos Bombeiros e as buzinas dos taxistas fazem-se ouvir, vibrando de novos significados, já não de aflição, nem de pressa, mas transformados em cânticos de louvor à Senhora.(...)
(...) a festa tem significado redobrado porque se comemora o 150.º aniversário da proclamação do Dogma da Sagrada Conceição de Maria, feita pelo Papa Pio IX em 1854.
Para assinalar a efeméride será descerrada uma placa alusiva, em azulejos, da autoria da artista plástica Cecília Ribeiro, na missa do meio-dia, presidida por D. António de Sousa Braga, bispo de Angra.
(...) O Reitor do Santuário, Padre Francisco Dolores, em declarações à "a União" justifica o amor e a fé demonstrados pelos cristãos em geral e pelos terceirenses em particular, a Nossa Senhora da Conceição porque, diz: "Maria é o rosto maternal de Deus, na vida da Igreja", e explica: "Os cristãos mais facilmente compreendem a bondade e a misericórdia de Deus, através de uma mulher, que é nossa, de sangue e carne".
Uma devoção que é vivida por todo o país" "Há uma ligação muito grande entre o nosso Santuário e outros Santuários Marianos a nível nacional" e por todo o mundo cristão. Por exemplo Nossa Sr.ª da Aparecida do Brasil, nada mais é do que Nossa Srª da Conceição, como explica o reitor.
Mas, como enfatiza o Padre Dolores: - Nossa Senhora da Conceição é ela própria um Santuário. Na devoção popular chega-se mais depressa a Jesus através de sua Mãe. Uma devoção "reveladora do nosso desejo de protecção, de acolhimento, de conforto. Ela é tudo isso".
Um templo cheio de História
Para o seu reitor, e não só, a Igreja da Conceição é uma referência na vida e história dos terceirenses. Ligada ao ciclo dos Descobrimentos "os navegantes vinham visitar o templo, até porque estava próximo da Provedoria das Armadas, onde pediam as licenças e tratavam de permutas", explica o padre Dolores, mas também para pedir a benção e protecção à Mãe de Cristo - e à fundação da própria cidade de Angra por Álvaro Martins Homem, é "o edifício mais antigo de Angra" em termos de consolidação das suas características arquitectónicas.
A igreja é elevada a Santuário Diocesano a 8 de Dezembro de 1987, precisamente por ser um lugar especial de culto e de peregrinação dos devotos da cidade e da ilha a Nossa Senhora da Conceição.
São manifestos os sinais dessa devoção que se evidenciam, mas não se esgotam a 8 de Dezembro. A título de exemplo a Confraria que tem o seu nome e lhe é dedicada, que datava de 1717 mas se extingui, foi há dois anos apenas restaurada a pedido de muitos fiéis, e é já a maior de toda a Ilha. No dia da grande festa, amanhã, os vários milhares de fiéis serão acolhidos, precisamente pelos Confrades. O dia assinalará também, na missa das 17h00, a benção do Guião e dos Estatutos da Confraria, bem como terá lugar a admissão formal de mais 38 novos elementos que se juntarão aos 45 já existentes na Confraria, e o reitor garante que : "são muitos mais os que querem ser admitidos".
(...) estará ainda à disposição dos fiéis o livro "I Encontro dos Santuários Marianos Portugueses", que ocorreu o ano passado aquando da celebração dos 450 anos da elevação a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, e que serviu já de preparação para a efeméride que ora se celebra do 150.º Aniversário do Dogma da Santíssima Conceição.
Como relembrou D. António, referindo-se ao Santuário, "A Senhora da Conceição - nossa Padroeira - aqui tem seu Trono. Acorramos a Ela, que a todos espera!"
Um apelo reiterado pelo Reitor do Santuário, que venham todos prestar homenagem à "Ladaínha de tudo o que os homens desejam e precisam".»
Hoje, eu peço-Te na minha oração:
- Nossa Senhora da Conceição tende de nós compaixão e concedei-nos o Perdão e a Paz!
Abençoai-nos neste dia e por todo o sempre. Amen!
Azoriana
Mário Soares faz hoje 80 anos
"CERCA de 1000 pessoas, dos mais diversos quadrantes, são esperadas na velha FIL, na noite de 7 de Dezembro, para um megajantar comemorativo dos 80 anos de Mário Soares. Cavaco Silva, António Guterres, Marcelo Rebelo de Sousa, Pinto Balsemão, José Sócrates e Freitas do Amaral são algumas das personalidades contactadas pela comissão organizadora, que deixou de fora Santana Lopes e Paulo Portas por, alegadamente, não estar prevista a presença de ninguém do Governo." in Expresso.
Parabéns! Dr. Mário Soares,
Octogenário, ilustre aniversariante,
Simbologia em bons paladares,
Digna homenagem, tão significante.
Bem Haja!
Azoriana
Chove nos cântaros
Deitei-me cedo!
Acordo na madrugada,
chove a cântaros...
Silêncio
acordado
chove a cântaros...
Serenata
de água
encantada
volto p'ra almofada
porque chove nos cântaros da minha alma...
© Azoriana
Aberração!
Pedaços de escrita
enlatada
martelada num teclado
dum pensamento obstruído
beijado
sorridente
chorado
morto devagar
desaparecido num tornado
enrolado numa nuvem
envolta num estrelado
de uma ilusão
de um momento
ódio do medo constante
de estar
de não ser caracter de papel
da árvore bendita...
Escritos enlaçados
arquivados
Onde estás Poesia!?
Quem te ama!? Quem vê a tua beleza!? Onde mora essa arte?
Hoje, há aberração... desilusão...
Carregam-se sacos cheios de mudança parada...
Limpam-se paredes de misérias caladas...
Pagam-se faturas de flagelos atordoados
Aberração!
Essa maldita farpa que espeta até fazer sangrar o coração...
Tu, Poeta,
és de ouro puro,
tens as pérolas sábias do escrever.
Eu não sei usar as palavras...
Sei apenas transcrever o que me dita o coração...
e hoje este coração está em aberração... só aberração!!!