Entre um "a" e um "o" toda a diferença

("Nossa Senhora do Porto" - imagem encontrada na internet;
"Nossa Senhora dos Milagres - foto por Rosa Silva)

Segundo reza uma crónica da autoria de um portuense (João Cerquinho), no jornal on-line O Público - 24/06/2025, que encontrei após pesquisa (22/01/2026) com "Senhora do Porto" imagem em Portugal Continental, esta Senhora realmente é a padroeira da cidade do Porto, e foi trazida de França, de Vandoma.

Entre lutas antigas de cavaleiros da Gasconha (a Armada dos Gascões) e os mouros que controlavam também o Porto, veio um clérigo - D. Nónego, ex-bispo de Vandoma, que trouxe "uma imagem de Maria com o Menino Jesus ao colo, alegadamente uma cópia de uma imagem existente na catedral" daquela cidade francesa.

Portanto, após vitória e reconstrução de muralhas, foi tida como "Porta de Vandoma" numa das suas principais saídas.

Mais informa a crónica do homónimo do Santo João, que a Senhora do Porto também é padroeira de cidades no Brasil com total nomenclatura: Nossa Senhora do Porto, nas cidades de Andrelândia e Senhora do Porto.

Agora saber que o nome da Senhora do Porto consta num lugar de habitação, numa rua específica onde habita o meu Grande Amigo que "não, não sou estranho", é no mínimo, simpático e com bênção especial.

No início parecia que a letra (de remetente) era "a", costumada a ouvir chamar (por estas bandas) Senhora do Parto.... mas, pesquisando cheguei à brilhante conclusão que o "o" quis sobrepor-se ao "a".

Bem escritas as coisas é de notar que uma mudança de rua pode dificultar os carteiros e os Correios de lá... sim, porque enviar o feedback (tão bonito como o que veio - além de ser difícil de eu escrever à mão) com endereço em "a" em vez de "o" - lá se vai a carta como a primeira - daria aso a "destinatário desconhecido" ou "rua inexistente".

E não é que um postal, lindíssimo, com os sorrisos abertos e palavras próprias simpáticas, bem como o desenho imaculado de uma Flor com pétalas, caule e folhas, veio fazer com que eu "je" "moi" "I" andasse na senda de uma Senhora com um Menino ao colo?!

Aviso importante: Se quiseres ver outra imagem soberana com um Menino ao colo a olhar para a Própria Mãe, pesca uma passagem aérea e "bota-te" por esses ares, acima das nuvens, e vem ver a Senhora dos Milagres... esse é que era o Maior Postal ilustrado com risos e vivas bastantes.

Como é LINDO ter Amigos mesmo que nunca se tenham visto a Vivo!

Abraços de cortesia com um tónico de poesia.

Rosa Silva ("Azoriana")

1 comentário:

  1. Só tu querida amiga, só tu 💖💖Grato pelo carinho de sempre e partilha.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!