Em vésperas do Bodo

Estou a pensar seriamente em ir ao Bodo virar meia bola de vinho de cheiro.



É que antigamente, nos tempos de criança e jovem, eu costumava ir com a família ao Bodo da Serreta. Adorava aquelas cenas de persignar-se, desfilar na Coroação, e até levei a Coroa na cabeça, aquelas bandeiras (2 à frente e 2 atrás), as tochas nas mãos dos homens, a filarmónica fardada a rigor, os pelouros, as arrematações, e lá vinha a massa sovada, o alfenim (actualmente vêm as favas com molho de unha, doces, salgados diversos) e o famoso vinho de cheiro para o Bodo da manhã e da tarde.



Lembro-me perfeitamente da minha madrinha bem sentada num banco comprido, já no fim dos comes e bebes rente ao Império e em frente à Igreja, e depois de alguns copos passados de boca em boca, ela dizia:



- Só me vou daqui embora quando a sineira da Igreja estiver perto de mim!!



E eu ria, ria muito porque a sineira já estava bem no meu colo... E nesses dias ninguém levava a mal porque o riso era um sinal divino e rubro da cor do vinho de cheiro. Ricos tempos que já não voltam mais... Dá saudades.



Dedico este post à minha amiga d'
O Blog da Joanina que está na América onde também vive a minha madrinha muito querida.



Rosa Silva ("Azoriana")

2 comentários:

  1. Ola Rosa obrigada pelo comvite fez-me lembrar dos bodos de antigamente,espero que esteja um dia de bodo com bom tempo especialmente na Serreta que muitas vezes nao acontecia,foi a 40 anos que passei la os bodos espero que ainda um dia va passar o dia de bodo na Serreta com muitas saudades espero que todos passem uma tarde do bodo com muita saude alegria e ums copinhos para aquecer que normalmente era preciso
    um abraco para a Serreta , aqui em Artesia vamos passar este fim de semana em festa como e normal no segundo domingo de maio e o dia de MAES e entam celebramos com a festa de nossa sra de Fatima as novenas comecaram no dia 2 amanha dia 10 e a prossicao das velas e no domingo tem missa de festa prossicao jantar de soupas e arraial.
    adeus e muita saude para continuares com este exelente trabalho

    ResponderEliminar
  2. Amiga Azor , obrigada pela dedicatória ! Ao lê-la fiquei com a chamada "nostalgia de Bodo"! :)) Ainda bem que te tenho a ti para através do que, tao bem escreves e descreves, ir matando o bichinho da saudade... Se comeres umas sopinhas lembra-te de mim! Eu vou fazer umas para o jantar de amanha, mas nunca fica a mesma coisa. Falta-me o pãozinho ... e a meia bola de vinho de cheiro!! Beijinhos da Jo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!