Domingo a Sociedade Filarmónica Recreio Serretense lança CD







Filarmónica Recreio Serretense assinala 134 anos de vida

É assim o título da notícia do Diário Insular de 30 de Novembro de 2007. No próximo Domingo, dia 2 de Dezembro, antecipando o dia do 134º aniversário que, na realidade, é no dia 4 de Dezembro, irá comemorar-se este evento memorável.

É com grande felicidade e alegria que irá ser lançado o 1º CD com temas do repertório da banda e o hino da filarmónica. Esta irá desfilar até à Igreja da freguesia da Serreta, onde será celebrada a missa por alma dos músicos e sócios falecidos.

Após a eucaristia, a banda desfilará de regresso à Sociedade da Serreta, onde decorrerá uma palestra sobre a história da banda pelo pároco local, Manuel Carlos, e a apresentação do registo discográfico por Porfírio Domingues.

De seguida, terá lugar uma pequena actuação da filarmónica e beberete.

Ainda na mesma fonte de informação é referido que é o culminar de cerca de três anos de trabalho, que contou com o apoio da autarquia angrense, da Junta de Freguesia da Serreta e da empresa F. Coderniz.

O CD estará à venda, a partir de Domingo, na Sociedade da Serreta.

Fundada a 4 de Dezembro de 1873, a Filarmónica Recreio Serretense é a mais antiga em actividade na ilha Terceira, contando actualmente com cerca de 50 músicos, com idades compreendidas entre os 10 e os 70 anos.

Ao longo dos seus 134 anos, manteve-se sempre em actividade, participando em várias festividades, desde as festas em louvor do Espírito Santo e às marchas de São João.
e muitas outras actuações na ilha e fora dela, acrescento eu.

Muito mais podia escrever-se sobre esta banda mas nada melhor que estar presente no evento que marca, sem dúvida, uma fase muito importante desta filarmónica. Lembro, nesta altura, que todos os emigrantes serretenses devem estar orgulhosos desta efeméride e a saudade reinará nos seus corações com muita pena de não estarem presentes.

Pela minha parte, fico muito feliz pelo meu benjamim fazer parte dela, com 11 anos, e com muita vontade.

Espero conseguir estar presente nem que tenha de ir a pé :) ou então à boleia ou de outra maneira, pois quero presenciar o sorriso dos músicos e a alegria do seu maestro que merecem os melhores elogios e louvores. É à custa de grandes sacríficios que esta banda se mantêm firme e bonita.

Bem-haja!

Parabéns a todos!

Parabéns também ao Jornal local "A União" pela excelente fotografia e pela notícia de Humberta Augusto que acabo de ler e que vem na página on-line e com acesso imediato, onde se podem ver os contactos para encomendas do CD.

4 comentários:

  1. Que alegria saber a maneira tao bonita que a serreta esta a celebrar o aniversario da nossa filarmonica sim digo nossa porque apesar de estar longe sinto-me da familia que enquanto la vivi sempre me lembra do meu querido e ja falecido pai (Luis argentino como era conhecido) tocar na filarmonica ai que saudades do tempo que se tinha que tirar os botoes todas as vezes que se lavava a farda esse era um dos meus trabalhos de crianca.
    Muitos parabens pelo CD muita forca e sucesso e vou rezar tambem pelos que ja se foram que me lembra de muitos e muito obrigada azoriana por todas estas noticias

    ResponderEliminar
  2. gotas_de_orvalhodezembro 02, 2007

    Engraçado que a Filarmónica Recreio Serretense nasceu no mesmo dia que eu (mas, como se calcula, eu sou um pouco mais novo). :)

    ResponderEliminar
  3. Então merece muitas palmas pela coincidência e assim lembrar-se-á sempre deste festejo serretense. Quem sabe um dia vem à ilha para lhe cantarem os parabéns musicados. Pense nisso e seria muito bem recebido.

    Mas o seu dia é a 2 ou a 4 de Dezembro? É que se for a 2 de Dezembro coincide com o dia que o meu pai faria anos se estivesse vivo. Se puder confirme a data que dever ser 4 mesmo. Tenho de estar atenta ao artigo que revelará.

    Um abraço e Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Srª Maria Genuína, pode crer que foi um evento inesquecível. Leia o que já escrevi sobre ele e ficará a par de tudo.

    Beijinhos e lembrei-me muito de si.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!