Grafologia

Ao pesquisar num dicionário electrónico a palavra Grafologia, encontrei este significado: do Gr. graph, r. de graphein, escrever lógos, tratado; s. f., arte de conhecer o carácter de uma pessoa pelo exame da escrita. Continuando a pesquisa a Grafólogo: s. m., aquele que se dedica à grafologia.
Pois é, já tinha sentido isso como sendo um dom que algumas pessoas possuem. Eu, por exemplo, em determinadas ocasiões já me deparei a olhar para a escrita de alguns humanos e fez-me brotar o tal dom, que penso assistir-me desde os tempos de estudante, ou, se calhar, antes já o possuía e não estava desperta para isso. Foi nessa altura, precisamente, que manuseei alguns livros sobre este assunto. Gostei de ler alguns parágrafos, mas fiquei um bocado confusa das ideias e guardei na minha pequena biblioteca, para estar sempre a jeito de tentar aperfeiçoar-me nesta matéria.
No entanto, optei por colocar o estudo em "banho-maria", por tempo indeterminado, uma vez que esse "dom" só é utilizado em situações pontuais e temporais. Nem sempre estou com a tal inspiração.
Não me perguntem qual é a razão dessa atitude, porque nem eu própria a sei explicar. Talvez alguns peritos saberão analisar e explicar esta situação com a devida clareza e sabedoria.
Uma coisa parece-me acertada: até mesmo através do desenho dos menores de quinze anos, da posição das letras, numa folha, por parte dos adolescentes, na configuração da página de um qualquer adulto, na faixa etária dos 15 aos 64 anos, e na "trémula" ou quase "ausente" caligrafia ou escrita de um idoso com mais de 65 anos, consegue-se captar muito do carácter de cada um destes grupos.
Tudo isto é meu pensamento e até podem pôr em dúvida porque não é uma fórmula exacta ou ditada pelos especialistas conceituados, mas é simplesmente um dos meus gostos pessoais por esta arte. É caso para escrever: Bem vindos à "Grafolândia", palavra que não encontrei naquele dicionário: "Não foram encontradas quaisquer entradas ou detectadas formas", por isso desculpem a ausência do significado.
Azoriana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!