A noite da cantoria

No canteiro da amizade
Florescem as nobres cores
Na Serra são de verdade


As dos Lobos dos Açores.


 


Cumprimento o companheiro
Este povo e os tocadores
Cozinheira e cozinheiro
Também merecem louvores.


 


(...)


O resto já não lembro mas foram estas as primeiras quadras de saudação cantadas no estabelecimento do Sr. Roberto Rocha, na Serra da Ribeirinha, onde oito cantadores e quatro tocadores deram largas ao improviso e mereceram as palmas dos presentes. Gostei, sobretudo, de ver os rostos mais antigos, ávidos e atentos à presença de uma voz feminina entre os reis da cantoria ao desafio, que, verdade seja escrita, são eles que em maior número vão dando voz ao dom que Deus lhes deu.


 


José Manuel Medeiros e eu, José Santos (Gaitada) e Valadão, Fernando Alvarino e  Ludgero Vieira (os irmãos),  Fernando Fernandes e João Leonel (Retornado) foram os cantadores da noite num recinto acolhedor. Tocaram, alternadamente, José Henrique Rocha, o genro de Fernando Fernandes (desculpe não saber identificar com o verdadeiro nome), Emanuel e Luís Cabral.


 


O dia já tinha nascido quando as cantigas da despedida foram içadas e aclamadas. Oito vozes e dezasseis braços abraçaram a Serra da Ribeirinha numa cantoria que até tinha um cartaz original numa das paredes do local.


 


Pela minha parte agradeço a todos, em especial ao Sr. Roberto Rocha, esposa e amigos, pela gentileza com que fui (fomos) tratados no dia 4 de Outubro de 2010. Hoje, feriado nacional, pela comemoração do Centenário da República, a festa continua na Serra da Ribeirinha, do concelho de Angra do Heroísmo, nas Lajes, do concelho da Praia da Vitória, nas ilhas dos Açores e no Continente Português com o desejo de que Portugal seja sempre o Herói deste nobre povo, por terra e mar cantado.


 


Rosa Silva ("Azoriana")

2 comentários:

  1. dona rosa o seu canto, moderno,
    tem que correr a terceira
    prepare-se neste inverno
    para o verao ser na ilha inteira

    ResponderEliminar
  2. Sendo o meu canto, moderno,
    Lavrado desta maneira
    Semeado neste inverno
    No Verão irá para a eira. :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!