Um pedido extraordinário: Homenagem póstuma a José de Sousa Brasil, Charrua

Bom dia, boa tarde ou boa noite,

Em primeiro lugar os meus cumprimentos a quem terá a curiosidade de ler este artigo até ao fim. Pode ser longo mas é em resposta ao pedido de várias famílias, como habitualmente se diz. Não é apenas eu que tenho este desejo, a ver por alguns comentários que recebo a lembrar a bela data de 24 de Junho, p.f.

Chamo a atenção da população da ilha Terceira, presente e emigrada, as Câmaras Municipais de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória, as Juntas de Freguesia de ambos os concelhos, principalmente a Junta de Freguesia das Cinco Ribeiras, e também os amigos, simpatizantes, cantadores e tocadores das nossas prestimosas cantorias, desgarradas e Pezinhos da ilha de Jesus Cristo e dos Impérios do Divino Espírito Santo, para um assunto que abraço de coração, estima e gosto:

O CENTENÁRIO DO NASCIMENTO de José de Sousa Brasil Charrua - 24 de Junho de 2010

Coincide com o aniversário de João Ângelo, o Mestre das Cantorias, que é, também, o famoso cantador de "Velhas", a moda tradicional.

Não me venham cá dizer: - Oh, quem és tu, Rosa Silva, com a alcunha de Azoriana, que até pensam que és americana, para vires a lume com esta chamada de atenção?!

Eu respondo: Sou o que sou! Tal como são todos os homens e mulheres que labutam diariamente e se alegram com os versos, em rima bem talhada, e que os memorizam durante uma vida. Só por isto vale a pena fazer-se a homenagem às pessoas em vida. Já que não é possível fazer-se a homenagem ao Charrua, cantador ilustre da cultura popular e poeta de lindas criações, far-se-á a homenagem póstuma que, na minha fraca opinião, devia constar de:

- Identificação digna da última morada que é um bocado de terra, no cemitério das Cinco Ribeiras (se ainda não está identificada condignamente). A última vez que por lá passei, confesso que procurei e não dei conta de nada;
- Convocatória graciosa de todos os cantadores e tocadores interessados em oferecer-lhe uma quadra de coração;
- Televisão, Rádio, Jornais locais, Blogs (incluo já o meu, com o maior gosto), Revistas domingueiras e de outros dias, isto é, toda a forma de Comunicação Social e divulgação possível;
- Biblioteca, Museu e outras entidades oficiais;
- Comissão das Festas das Sanjoaninas de Angra do Heroísmo - a data coincide precisamente com o melhor dia de festejos. Será que o poeta Álamo de Oliveira virá com alguma Marcha, tecendo a melhor rima ao Charrua?
- Pessoas interessadas nesta causa e que, de alguma forma, têm excelentes ideias a partilhar.

Que mais posso escrever ou fazer? O meu blog fica ao vosso inteiro dispôr. Há que preparar o que quer que seja a tempo e bem.

Informo, ainda, que os comentários e incentivos que tenho recebido, sobre esta efeméride, são uma força que me impulsiona para louvar quem me ajudar na concretização de uma acção que dá honra e mérito a quem tão bem cantava e aos que cantam a nossa ilha e a divulgam por esse mundo fora.

Todos somos gente e gente repetente do amor transmitido pelos nossos antepassados.

Vivam as Cantorias ao Desafio e quem por elas tem brio.

Rosa Silva ("Azoriana")

1 comentário:

  1. srª d. rosa, fiquei muito feliz porque a srª abraçou esta iniciativa, com todo o entusiasmo e força que o seu blogue tem neste momento e por esta pessoa já desaparecida de entre nós mas presente em tanta cantiga, ainda, memorizada com o selo "charrua".
    mal acabei de ler o seu artigo falei ao meu melhor amigo ( que também faz umas cantiguinhas) para ele me fazer uma ou duas que eu possa cantar nesse dia. já tenho a garantia que ele as vai fazer porque mandou-me este recado:
    eh home queres cantigas?!
    tá bem! dou-te essa vantagem
    para que tu lá as digas
    nesse dia de homenagem

    mas olha que são fraquinhas
    em dia de sol ou noite de lua;
    eu tenho pena mas as minhas
    são nada ao pé das do "charrua"

    e assinou " o cantador"- - já viu dona rosa??????

     

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!