Aparece, por favor...

A Família & Amigos



Estava numa rua, da mui nobre cidade de Angra do Heroísmo, encostada à porta de uma instituição, enquanto aguardava a chegada de um elemento da minha família. Enquanto esperava, olhava ao meu redor, para o mundo em ponto pequeno. Tanta gente que se conhece de vista, pelo menos, e tanta correria que nem dá tempo de um "olá" ou outro cumprimento qualquer. São assim os dias contemporâneos. A pressa anda a ser inimiga da perfeição e perfeição já nem existe. É que ninguém é mesmo totalmente perfeito.



Após esta ocorrência, dei comigo a pensar, de novo: A família é o bem mais sagrado, o bem mais importante que todo o ser humano tem. A FAMÍLIA verdadeira estima-se, sorri connosco, chora connosco, preocupa-se com o que nos acontece. Às vezes podemos passar anos e anos sem uma palavra (e até com alguma zanga) mas é a Família que temos e consta dos registos todos: há um nome com sobrenome que remonta aos antecedentes e prossegue nos descendentes.



Isto para frisar que até mesmo a família passa por dissabores oriundos dos membros que semeiam tristeza e dor. É verdade! E uns mais do que outros, conseguem "fugir" dos problemas e ninguém (ou quase) lhes põe mais a vista em cima. Agora imaginem que se fazem isto à família o que farão apenas a um Amigo. Ou serão os Amigos mais que a Família?! Ainda estou para perceber mais disto, talvez um dia...



Um amigo é um tesouro, diz-se... mas há "amigos" que fazem perder o que quer que haja e nem uma palavra de satisfação conseguem dar. Um amigo não esquece outro amigo. Um amigo não tem laços de sangue, pode nem ser família, mas é alguém com quem se conta nos piores e melhores momentos de uma vida. Um amigo por muito que se afaste continua amigo, por muito que lhe doa contar o que se passa não deixa o outro amigo chegar ao ponto de desespero. Mas se insiste no afastamento e no silêncio ainda será Amigo?! Continuo sem perceber isto...



Há casos e casos de amizades traídas. Eu conheço um caso e bem recente que está a levar-me a pensar que não se pode confiar em ninguém. A Família unida é ainda o melhor que nos/me rodeia.



Por isso, tu que andas calado, "desaparecido" e que ignoras o teu amigo: Fala de uma vez por todas, mostra que estou errada em dizer que a amizade já não é o que era...



Aparece!





Rosa Silva ("Azoriana")

1 comentário:

  1. Realmente os maiores bem que temos na vida são a nossa família e os nossos amigos.
    Eu acho que a amizade continua a ser o que era, e continua a ser verdadeira! O problema e que as vezes pessoas com menos escrúpulos, se fazem passar por nossos amigos quando na realidade não o são, nem nunca o foram! Essas pessoas nem sabem o verdadeiro significado da palavra amizade, nem tao pouco o que e ser amigo! Por isso nem lhes devemos dar importância suficiente para que destruam a nossa confiança no que e uma verdadeira amizade!
    Infelizmente, amiga, já todos passamos por um, ou vários , dissabores desses... Mas os amigos verdadeiros existem!! Apesar de tudo eu continuo a acreditar... E nos duas estamos aqui para o provar! ;)
    Bj da Jo

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!