Estimados leitores,
Voltei a ouvir este apelo: "Tens que trabalhar por Nossa Senhora!"
Que quererá isto dizer, de novo?!
A primeira vez que ouvi este apelo foi a 3 de Setembro de 2005.
Neste Domingo, 28 de Maio de 2006 fui à Mata da Serreta num convívio familiar e tive oportunidade de ficar à conversa com meu primo Daniel e um outro residente da freguesia que conheço desde a infância e até simpatizo muito com ele.
Contaram-me histórias antigas interessantíssimas. Do tempo que se fazia a Festa da Senhora dos Milagres com os Romeiros de Angra, que se deslocavam desta cidade e ficavam em casas da freguesia até ao findar da Festa; da origem do Bodo de Leite: quando estes Romeiros costumavam ir aos pastos à caça do leite quentinho da vaca e vai daí que os lavradores resolveram fazer um Bodo no Terreiro para assim trazer o leite para junto dos Romeiros; e a origem dos partidos, na freguesia, dos "prós e contras"; etc.
Falou-se, também, dos "Escravos de Nossa Senhora". Actualmente não existem e na altura que existiram os motivos estavam bem definidos... mas e se voltassem a existir?! Desta vez podiam ser pessoas que se interessassem por ajudar os peregrinos aquando da chegada ao Santuário... "Tens que trabalhar por Nossa Senhora" - será esta uma resposta ao apelo?!
O que não quer dizer que estes "Escravos" fossem pessoas apenas residentes na freguesia... porque a freguesia não tem muita população.
Peço, encarecidamente, se algum Pároco ou se alguém ligado à Diocese de Angra do Heroísmo, ou algum residente da freguesia da Serreta, ou ainda, algum leitor olhar para este artigo, faça o favor de me explicar o que quererá dizer este apelo que hoje voltou ao meu cérebro.
Será que eu posso ser uma "Escrava de Nossa Senhora" e alguém mais associar-se a mim?!
Fico a aguardar a vossa ajuda para decifrar este apelo.
Um artigo interessante que deixa no ar algo de bom da sua parte. Não diria escrava, tal como antigamente era usado esse termo, talvez mais Auxiliar de Nossa Senhora, porque não? Olhe, cara amiga, por vezes são com assuntos assim e vontades como a sua, que elevam o espirito e fazem acreditar que o cristianismo está bem vivo, ao contrário do que os media nos fazem crer. Uma semana cheia de graças e bençãos, para si e familia. Fique com Jesus e sua Mãe.
ResponderEliminarÉ a primeira vez que leio acerca deste tema... acredito piamente no que está escrito. Eu também sou muito curiosa acerca de tudo do "antigamente", gosto de saber e poder transmitir, aquilo que os antigos contam.
ResponderEliminarVamos lá a ver se alguém te responde?!
Tchau
Chicailheu
Rosa minha Amiga, gostei deste teu post. Achei interessante a tua ideia da tentativa de recreares ou reergueres uma coisa bonita. Força vai em frente e se isso de faz feliz, tens todo o meu apoio.
ResponderEliminarOla Roseta
ResponderEliminarEste apelo que sentes não deve ser esquecido. Quem sabe ainda surge um novo movimento mariano na nossa Ilha ? Adorei o post e de saber algumas coisas que desconhecia por completo. abraços
Vivemos num mundo em que misteriosamente tudo é literalmente possível até mesmo o impossível. Não te esqueças disso e, enquanto meditares sobre esse alegado chamamento, lembra-te também das 3 promessas do Apocalipse: "Pede e dar-se-vos-á, procura e encontrarás, bate e a porta abrir-se-á".
ResponderEliminar