Os romeiros (história antiga)

Quando o mês de Setembro têm cinco Domingos, um deles, recai no dia 8 que era o dia de Nossa Senhora e sua festividade em Angra do Heroísmo. Assim, a Festa da Senhora dos Milagres da Serreta era adiada para o Domingo seguinte, uma vez que os Romeiros de Angra não podiam faltar a esta Festa especial, porque contribuíam grandemente para a sua realização.


Estas pessoas, a quem chamavam os Romeiros, iam da cidade pra a freguesia da Serreta nos transportes da época (carroças e charabã) e ficavam hospedados nas casas dos moradores da freguesia.


Nos dias em que decorria a Festa, estes forasteiros comungavam do mesmo tecto que os residentes e faziam duradouras amizades que se prolongavam no tempo.


Ainda me lembro dos amigos da minha avó e dos meus pais.


A Festa de Nossa Senhora dos Milagres, actualmente, continua a ser levada a efeito no 2º Domingo de Setembro e com direito a "Tolerância de ponto" na 2ª feira, porque é uma tradição que vem dos primórdios desta Devoção e que ninguém ousa sequer quebrar porque Nossa Senhora assim o permite.


Fonte: À conversa com o meu primo Daniel Cota, residente nesta freguesia e que têm muitas histórias para contar. É importante conhecer os caminhos da fé e deixá-los registados para que os nossos descendentes tenham uma boa relíquia.

1 comentário:

  1. Saio sempre mais rica a cada visita que te faço... um dia destes chego ao Açores e sinto que já lá estive por ver essa ilha belíssima pelos teus olhos.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!