Este Rosto...



Jesus



Eu não consigo ignorar Este Rosto...,
por isso, pesquisei na Bíblia para escrever o que se segue



Biblia




"A Sagrada Escritura, a "Bíblia", é o conjunto de livros escritos por inspiração Divina, pelos quais Deus se revela a Si mesmo e nos dá a conhecer o mistério da Sua Vontade. Divide-se em duas secções: Antigo e Novo Testamento (NT).
O NT antes de ser escrito, pelos apóstolos, foi pregado, isto é, transmitido oralmente.
É difícil determinar o tempo exacto do aparecimento dos Evangelhos. Todos foram escritos durante o séc. I e princípios do séc. II. Os Sinópticos (os Evangelhos de São Mateus, São Marcos e São Lucas, cujas exposições são semelhantes, o que permite comparar as relações que eles estabelecem sobre um mesmo acontecimento) foram escritos provavelmente entre os anos 50-70. Os Actos dos Apóstolos depois do ano 70. As Epístolas entre os anos 50-80. E os escritos de São João entre os anos 90-100.
Os livros dos dois Testamentos (Aliança ou contrato, bilateral, entre Deus e os homens) agrupam-se em 3 categorias, conforme o género literário que neles predomina:



  • Históricos (os quatro Evangelhos de São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João, dos quais foram apóstolos São Mateus e São João, e os outros dois discípulos directos dos Apóstolos; e os Actos dos Apóstolos da autoria de São Lucas, contam-nos os primeiros anos da pregação de São Pedro e São Paulo)

  • Didácticos (Epístolas de São Paulo; Epístolas Católicas)

  • Proféticos (Apocalipse - escrito por São João Evangelista no seu desterro de Patmos, nele se anuncia a vitória de Jesus Cristo sobre os Seus inimigos).


Todos os livros da Sagrada Escritura, excepto as pequenas Epístolas a Filémon, 2ª e 3ª de São João e a de São Judas, estão divididos em Capítulos e, estes, em Versículos numerados, introduzidos por copistas e editores, que têm a vantagem de permitir uma rápida localização e verificação das citações." Exemplo: Jo, 29: Evangelho segundo São João, Capítulo 20, Versículo 29 (que refere - "Disse-lhe Jesus: «Porque Me viste, acreditaste. Bem-aventurados os que, sem terem visto, acreditam!»
A respeito disto que escrevi agora, hoje, 25 de Abril de 2004, realizou-se a celebração das Bem-Aventuranças, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Angra do Heroísmo, ilha Terceira, Açores, com a intervenção das catequistas e catequizandos do 7º ano, seus pais e familiares. O grande lema era: "As Bem-Aventuranças são a forma perfeita que Jesus encontrou para falar do que temos de ser e de fazer, desafiando-nos a entender o Seu Amor".
O grupo de catequizandos teve algumas intervenções ao longo de toda a Missa e cantaram belíssimos cânticos, acompanhados, no órgão, pelo senhor Fernando Soares, e no violão, pela senhora D. Susana Goulart.
O "Pai Nosso" (outra versão) emocionou-me profundamente, interpretado com a melodia dos anos 60 de Simon and Garfunkel, conforme me foi dito pela senhora D. Susana Goulart. A letra era a seguinte:

Pai nosso que estás no céu
E nos que amam a verdade,
Que o reino que Tu nos prometeste
Chegue já ao nosso coração
Que o amor que o Teu Filho nos deixou
Que esse amor
Habite entre nós

E no pão da unidade
Cristo dá-nos Sua paz
E esquece-Te do nosso mal
Se esquecermos o mal dos demais
Não permitas que caiamos em tentação
Oh Senhor
E tem piedade do mundo


Por tudo isto, não foi difícil estar na Igreja, por, sensivelmente, 50 minutos. É, bem, mais difícil estar noutros locais, embora, não tenhamos outro remédio. Muitas das vezes fazemos o contrário daquilo em que acreditamos. Quem Ama Jesus, conhece Jesus. Só descobrimos que somos felizes quando amamos, caso contrário, sentimo-nos vazios. Na Acção de Graças, uma dos 5 catequizandos leu: "Para construir a paz é preciso tirar da boca as palavras que ofendem, os gritos que perturbam, o ódio contra as pessoas". Em suma, as Bem-Aventuranças são um tema sapiencial e a «ciência da felicidade» aplicadas à felicidade humana.
Hoje, senti-me bem, no meio de tanta Luz e sobretudo da pregação do Padre Francisco Dolores, que sabe a maneira de cativar crianças e graúdos e, ainda, quando foi lido o conteúdo de 8 cartazes sobre as Bem-Aventuranças do Dia a Dia, título do próximo artigo.
Azoriana

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!