Agradecimento e o meu louvor à D. Clarisse...

E às pessoas intervenientes neste processo da edição da nossa "Desgarrada de Além-Mar".

O meu contributo para a desgarrada foi tão somente duzentas e cinquenta quadras, na cor da letra que combina com a que foi atribuida à ilha Terceira e que consta em alguns mapas dos Açores. Cada ilha tem uma cor de acordo com as suas características. O lilás é a cor da ilha de Nosso Senhor Jesus Cristo e que deu lugar ao título de Terceira, por ser a ordem da descoberta.

O que eu descobri foi a sabedoria, persistência e diligência da mulher, poetisa de Góis, que já conta com uma dúzia de livros e, agora, mais um em co-autoria. Aos poucos, fomos contactando por e-mail, nesta onda de uma rede universal que é a internet. Especialista de metrificação, devota de amor por Deus e pela poesia, foi-me incutindo alguns ensinamentos que, confesso, nem sempre cumpri de bom grado. Sentia que perdia a minha autenticidade daquilo que chamo a inspiração que me sopra o vento e o vulcão de que sou feita. Sou vulcânica dentro da ilha do arquipélago vulcânico.

Concordo plenamente que Clarisse Barata Sanches é digna dos melhores louvores e homenagens. Feliz daquele(a) que as tem em vida! Só tenho pena de não ter assistido, ao vivo, ao lançamento do seu livro “Rosários de Amor”, na Casa do Concelho de Góis, em Lisboa, no dia 25 de Outubro p.p., para lhe dar um grande abraço, num dia tão almejado e feliz.

De qualquer forma, também estou feliz. A Clarisse Sanches lançou uma parte de mim em livro, cuja capa vos apresento hoje.



 


Os livros irão chegar brevemente. A tristeza que tenho é que a minha cidade apenas esteja mencionada por mim mas não tenha participado plenamente. Quem sabe, depois de verem esta amabilidade de Góis, pela mão de pessoas abnegadas e gentis, tenham uma palavra de apreço e/ou façam por divulgar este pequeno grande livro, que Clarisse diligentemente levou a cabo. Góis e Angra do Heroísmo uniram-se numa bonita partilha de cultura, em que os cantares em desgarrada tomaram uma forma inédita – improviso por correio electrónico, fruto das novas tecnologias postas ao serviço dos cidadãos.

Muito mais havia a escrever sobre esta efeméride mas prefiro ler o que dela disseram e que está patente no blog “Cânticos da Beira – Prosa e Poesia”, da autoria da amiga poetisa goiense - Clarisse Barata Sanches.

O meu bem-haja a C.B.S e a todas as pessoas colaboradoras deste nosso livrinho de afecto pelas quadras de improviso. Um beijinho para a Judite porque já lhe tenho muito carinho e acompanhou a sua mãe adoptiva nesta caminhada.

Rosa Silva ("Azoriana")

P.S. A minha homenagem a C.B.S.:


4 comentários:

  1. Amiga,
    Muitos Parabéns por este livro editado em co-autoria com a D. Clarisse Barata Sanches, a quem já tive a oportunidade de também felicitar!!! Fico muito feliz pela concretização deste sonho!
    Bj da Jo

    ResponderEliminar
  2. Prezada Senhora Rosa Silva,
    Quero parabenizá-la aqui pela "Desgarrada de Além-Mar" em parceria com nossa amiga comum Clarisse Barata Sanches, que inclusive cita o meu nome e o nome da minha querida terra de ACRE em alguns versinhos carinhosos.
    Tudo de bom e muita inspiração lhe desejo.
    Com um abraço fraterno,
    Renã Leite Pontes

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, amiga Joanina!

    O livro ficou lindíssimo. Até já lhe dei um beijo. Só quem ama assim o que escreve é que sabe o que eu senti quando o vi.

    A D. Clarisse é diligente e consegue fazer milagres que eu, infelizmente, não tenho conseguido.

    Vou guardar um para ti.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. É uma honra receber tão grandioso comentário e quero também agradecer-lhe todas as palavras que me dirige.

    Se não fosse a amiga comum, D. Clarisse Sanches, nada teria conseguido. Estou muito feliz com esta edição do livro que ficará como uma linda recordação e que põe o tal trio gravado a letras de ouro: Góis/Angra do Heroísmo/Acre.

    Um grande abraço e volte sempre. Esta casa também é sua.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!