Visita ao restaurante serretense «Ti Choa»

"A espiga de milho – a soca -, tem várias camadas de folhas para proteger os grãos.
As de fora são ásperas e ficam desgastadas, mas as de dentro são cada vez mais finas, leves, suaves, e brancas… até que se chega aos grãos enfileirados, presos ao soco – ou carolo.
Numa desfolha tudo se aproveita. As folhas brancas servem para renovar os colchões, as outras para alimentar o gado, os socos para animar o lume ou fazer juntas de bois de brincar.
Ou se desfolha tudo e o grão fica à mostra, pronto para a debulha, ou se abrem apenas algumas folhas e se voltam para trás.
O trabalho seguinte requer saber e destreza: trata-se de armar os pêlos de socas de milho – também chamados cambulho, cambulhão ou camulhão – num molho, às vezes de oito, dez ou doze.
Depois é preciso outra arte: a de encher a burra, ou seja, colocar, camada sobre camada, a partir de baixo, os pêlos de socas, encavalitados nas varas horizontais da pirâmide de madeira, metade para dentro metade para fora, formando um telhado bem fechado, onde não entra gota de chuva.
Feito isso, o milho está pronto para a invernia, e a riqueza assim guardada só precisa de um cão debaixo e de chapas nas pernas da burra para que ratos (humanos ou de quatro pés, tanto faz) a deixem em paz."

Fonte: AZORESdigital. Autor: Dr. Maduro Dias



 


Foto tirada na freguesia da Serreta, no restaurante típico «Ti Choa» - Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2007.
Com um cheirinho a chicharros assados no forno de lenha, pão de trigo acabado de sair do forno e vinho de cheiro. Uma delícia de sabores e um excelente visual que lembra um passado um pouco distante. É assim que se vive na freguesia da Serreta:


 




A tirar o pão do forno



O pão de trigo delicioso e quentinho. Asseguro que é muito saboroso.



Vejam só o aspeto do pão de trigo...



Cozinha típica do restaurante serretense - Ti Choa
Em cima: Exposição as peneiras de trigo e milho
Ao lado: Alguns pratos e tijelas antigas



Oratório



Copeira
Expositor de diversas peças antigas



Máquina de costura antiga



Gaiola de pássaros




 


Artesanato


 


Mesa posta para jantar
com candeeiro em estilo antigo



E o desejo de Boas Festas
Com a beleza e simplicidade do Menino Jesus


 


Este é o aspecto do restaurante típico serretense - Ti Choa - que nos recebe com muita simpatia e apresenta uma ementa regional como manda a tradição. É um ponto de encontro a não perder e onde se come, bebe e se passa um serão muito agradável com música ao vivo. À sexta-feira há todo o tempo do mundo para confraternizar nesta paz e sabores inesquecíveis.

1 comentário:

  1. As fotos do Ti Choa fez-me crescer agua na boca e muitas saudades nao sei se sabes que ti choa era o apelido do meu tio que foi o dono daquela casa a 40 anos atraz quando ouvi que iria abrir um restaurante com este nome achei muito engrassado agora e mais um ponto para chamar pessoal a serreta mesmo que seja so para comer uma boa comida regional espero que um dia possa la ir comer ums chicharros que e o meu peixe favorito.
    Muitas saudades
    Da sobrinha do ti choa sera que terei direito a um desconto?

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!