Há coisas e contestação...

Hoje, quando se abre o SAPO lê-se:

Decisão da UEFA
Scolari suspenso por quatro jogos e
obrigado a pagar multa de 12 mil
euros (SAPO)


Ontem, 19.SET.07, quando se abria a página 4 do DI, em papel, lia-se:

NA FREGUESIA DA SERRETA
Fecho de escola gera contestação

Os 15 alunos da escola da Serreta
serão transferidos, a 1 de Outubro,
para as Doze Ribeiras. A Unidade
Orgânica afirma tratar-se de uma
medida pedagógica.

_______________________________

Quanto à primeira notícia prefiro não comentar pois ficou caro mas é um castigo.

A segunda notícia, que me chamou a atenção por focar a Serreta, faz-me escrever isto:

Se Nossa Senhora quis mudar-se para a Serreta e deixou-se ficar até ter um Altar numa Igreja, agora Santuário;
Se cada vez nascem menos crianças e há cada vez mais idosos e muitas das vezes adoentados;
É uma freguesia com uma escola em boas condições e uma estrada nova em folha e limpinha;
Se até tem restaurante, snack-bar (s), uma praça para touradas, casas fresquinhas, etc. ...

Portanto, concentremo-nos em das duas uma:

1- Ou as crianças das Doze Ribeiras tinham hipótese de ficar mais à larga na escola da Serreta e até davam emprego a mais gente que precisa e o nevoeiro já não é o que era. A Serreta está a tornar-se um sítio invejável para se viver;

2 - Ou aproveitam a escola para fechar algumas casas da freguesia e mudar para lá os idosos que precisam de apoio e ainda dá para outros de outras freguesias e forma-se, assim, um convívio amistoso sob o olhar atento de pessoal especializado em socorrer os problemas da terceira idade.

É que daqui a amanhã não há crianças e os idosos são a maior percentagem e com necessidade de auxílio diário permanente ou também vão mudá-los para outra freguesia?

Em vez de se chamar Escola da Serreta passava a chamar-se "CAIS - Centro de Apoio a Idosos Serretense", porque ficava na freguesia da Serreta e servia outras também. Mas como ninguém vai ligar a mínima a isto que estou a escrever, nem os da Serreta me vão ler, acho que não terá boa saída pois teriam que fazer obras de remodelação e fazer a escola parecer asilo. A freguesia já tem a "Casa dos Romeiros" que reúne os idosos, penso, mas como caminhamos para mais velhice, quem sabe esta tornar-se-á demasiado pequena para os amparar.

A velhice desacompanhada é muito triste tal como é a infância num constante vaivém de carro e, além disso, para longe do seu seio familiar. Ganha-se numas coisas e perde-se noutras. É sempre assim e todos temos culpas. Afinal, vivemos todos neste planeta em vias de extinção... Credo! Oxalá que não.

Qualquer dia fecham-se freguesias e mudam-se os habitantes para outra freguesia ou ilha. Será?! Nunca se pode dizer nunca...

Se me ajudassem numa casa e num carrito eu até mudava-me para a Serreta contente e satisfeita... Tenho cá para mim que não chego à terceira idade para me inscrever no "CAIS", sigla inventada por mim para - Centro de Apoio a Idosos Serretense. (Atenção: Este centro não existe. É só uma ideia.)

Se quiserem comentar ou dar outras sugestões estejam à vontade.

2 comentários:

  1. gostei muito das suas ideias mas e triste lembrar-me do meu tempo de escola que percisava duas escolas ainda estive na velha no primeiro ano escolar e nos outros anos estavam as aulas cheias uma de rapazes e a outra de raparigas e agora as criancas ter que ir para as doze especialmente se sao pequeninas nao sei por qual e a razao que uma professora nao pode encinar 15 alunos mesmo que seijam diferentes classes a quarenta e tal anos 1 professor tinha talvez 40 ou 50 alunos da primeira a quarta class e todos aprendiamos mas e serto que a serreta vai percisar um centro para os idosos como a vida esta diferente e pena e que quando a vida muda nem tudo e para melhor e so a minha opiniao maria genuina

    ResponderEliminar
  2. Olá, concordo plenamente com a tua ideia de fazer uma casa de apoio para os idosos(e o nome até que ficava bem,)mas sabes os velhos já não tem paciencia para ir votar, e como tal não lhes interessa a eles aos politicos...eles acham que mais vale ter os velhos intretidos com passeios de barco e jantarinhos. Quanto a comentátios é minha esperiência que certos postes, se forem a contestar certas medidas, não tem muita gente a comentar. É que agora as pessoas tem medo de falar em certas coisas.Um bom fim de semana para ti.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!