(...) O último impulso ao processo foi dado por Sérgio Ávila, eleito para a presidência da Câmara em 1997, quando tinha apenas 28 anos. Com a obsessão de que era preciso «voltar a cidade para o mar», o então menino-prodígio do PS-Açores dividiu muita gente durante muitos anos, mas é hoje capaz de receber os mais rasgados elogios de alguns dos «refundadores» da cidade, todos da área do PSD. «Ao nível municipal, a única pessoa que soube agarrar nisto com força foi o Sérgio. Só ele e mais ninguém», diz Álvaro Monjardino, que foi presidente da Assembleia Regional aos primeiros mandatos de Mota Amaral. (...)
E a cidade, hoje no centro de um concelho com 19 freguesias e 36 mil habitantes, prossegue o seu caminho: inaugurou parques de estacionamento nas extremidades e colocou carreiras grátis à disposição dos cidadãos (as «Serginhas»), criou um Centro Cultural e de Congressos, tem dois novos hotéis de harmonia paisagística reconhecida e acaba de comprar o edifício da Caixa Geral de Depósitos, um mamarracho sem escola que há vinte anos choca quem chega à Praça Velha pela primeira vez. «Entregámos a obra ao arquitecto Miguel Cunha. (...)
In "JOEL NETO - Work In Progress", «A CIDADE DOS HERÓIS» - GRANDE REPORTAGEM 152, 6 de Dezembro de 2003
O excerto acima vem a propósito do artigo de hoje, que é a minha homenagem aos motoristas dos mini-autocarros no circuito angrense e serretense.
Como gosto que me chamem de bloguista, talvez o Dr. Sérgio Ávila também goste das carrinhas do Município (mini-autocarros) terem ficado baptizadas por «Serginhas». Honra lhe seja feita por ter colocado ao serviço dos angrenses este meio para livrar a cidade de outras viaturas no circuito diário porque os parques disponíveis para estacionamento resolvem, em grande parte, essa libertação.
Um dia, ia eu (RS) num destes "mini-buses" e lembrei-me de colocar ao motorista (HV) algumas questões, a título de curiosidade, que já há muito gostava de obter resposta. Eis o resultado:
RS: A que horas começam e terminam as viagens das "Serginhas" e quantas viagens por dia?
HV: Têm início pelas 07:45 e terminam pelas 18:45. No meu horário são 29 viagens por dia.
RS: Quantos funcionários fazem parte deste percurso?
HV: São 6 funcionários da E.V.T. - Empresa de Viação Terceirense no percurso da cidade e 1 no percurso do Corpo Santo.
RS: Quantas pessoas utilizam, em média, por dia os mini-autocarros?
HV: Normalmente de 350 a 450 pessoas, mas depende do mês, e se há escolas ou não. Exemplo: No mês de Agosto se têm 200 pessoas por dia em cada autocarro é muito.
RS: Qual a hora de maior afluência de utentes?
HV: A hora de maior afluência é de manhã, às 09:00; às 15:00 a visita do hospital e às 16:00 a saída dos alunos da escola.
RS: Quais os pontos de paragem?
HV: As paragens são as seguintes: 1ª - Praça de Toiros;
2ª - em frente à EVT;
3ª - Hospital;
4ª - Bombeiros (Guarita);
5ª - Praça Velha;
6ª - Sé;
7ª - Bailhão
e vice-versa
RS: Em que ano começaram a circular na Serreta, pela festa de Nossa Senhora dos Milagres e com quantos mini-bus?
HV: Na Serreta começou em 2005 inclusive com 2 autocarros. Este serviço começa por volta das 20 horas e termina entre as 2 e 3 horas da manhã.
Terminaram assim as perguntas e respostas. Confesso que aqui residia a minha principal pergunta e satisfez-me a resposta. Certamente que este ano irão continuar com esta excelente prática que é de grande utilidade para quem vai à Festa de Nossa Senhora dos Milagres, onde acorrem milhares de viaturas que ficam estacionadas em parques/cerrados disponibilizados para esse efeito.
Foi graças à ideia do Dr. Sérgio Ávila, que esteve durante quase 7 anos como Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, que este sistema para a cidade foi implementado. Depois o novo Presidente, José Pedro Parreira Cardoso,continuou com esta boa prática, que é digna de todo o nosso reconhecimento/agradecimento.
A freguesia da Serreta é uma excepção e, sem sombra de dúvida, merece tal porque se trata de uma freguesia com uma Festa grandiosa, com enorme movimento de viaturas sobretudo no Sábado e no Domingo, porque as pessoas vão pagar suas promessas e/ou visitar aquela que é a Virgem Santa Maria, Mãe Milagrosa, cujo histórico remonta ao século XVII. É quase impossível quantificar o número de viaturas que por ali passam mas tenho a certeza que os seus donos e acompanhantes agradecem por lhes ser facilitada a chegada junto do Santuário de Nossa Senhora dos Milagres.
(Clique na imagem para ampliar)
In página da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Circuito dos Mini-Bus na Serreta
Resta-me agradecer imenso a preciosa informação que o motorista Henrique Vieira me forneceu e que a Nossa Senhora dos Milagres o ampare sempre, bem como aos seus colegas na mesma função.
Bem haja!
Rosa Silva ("Azoriana")
Descobri que não existe felicidade extrema na vida de um ser humano se ele não tiver um grande amor.
ResponderEliminarJá fui "Apenas Palavras" depois "A Minha Louca Paixão" e agora "O Fôlego de um Homem" no entanto os meus amigos, aqueles que se distinguem pela qualidade daquilo que escrevem nunca me serão indiferentes nem deixarei de os ler, pois a tua escrita dá-nos coisas lindas e maravilhosas, gosto dos teus textos e a forma como escreves, dentro do pouco tempo que tenho é um dos cantinhos que eu gosto de visitar.
Boa semana,
Beijo