O valor das pequenas/grandes coisas

De acordo com o Censos populacionais da Região Autónoma dos Açores para o ano de 2001, a ilha do Corvo contava com 425 residentes, segundo a informação oficial do Instituto Nacional de Estatística.

A freguesia da Serreta, da ilha Terceira, para o mesmo ano, contava com 374 residentes, segundo informação fornecida pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores.

A diferença não é muita mas trata-se da mais pequena ilha dos Açores e talvez da mais pequena freguesia da outra ilha.

Mas chamo a atenção para o grande valor das pequenas coisas. Ambas têm algo em comum e muito precioso que data do século XVI: A "Senhora da Ilha", conforme um artigo publicado no jornal "A União" da autoria do Pe. Alexandre Medeiros, e a "Senhora da Freguesia", imito eu, para a Mãe cujo título é comum - Nossa Senhora dos Milagres.

A festa na ilha do Corvo fez-se neste mês de Agosto, precisamente um mês antes da festa da freguesia da Serreta, cujo Santuário é mais recente (desde 7 de Maio de 2006, no "Dia da Mãe").

O milagre da Senhora começa precisamente na escolha do altar. Ela escolheu lugares pequenos mas com alma grande, porque a ilha enche-se de gente, bem como a freguesia. E são os Párocos dedicados que são os Seus intermediários na terra.

Convido-vos a lerem o artigo publicado na "A União", do dia 15 de Agosto de 2006, e perceberão o que afirmo.

O Pe. Alexandre Medeiros no Corvo e o Pe. Manuel Carlos na Serreta são pilares para que a "Senhora da Ilha" / Freguesia tenha peregrinos de fé.

Assim é! O valor das pequenas/grandes coisas que se traduzem em: Amor!

Rosa Silva ("Azoriana")

1 comentário:

  1. Este (grande) mundo se faz de coisas pequenas;) Bom fim de semana.

    ResponderEliminar

Obrigada pela visita! Volte sempre!