O Carnaval da Ilha Terceira é único e cativa os locais e os visitantes que, atraídos pelos sons, trajes e indumentária colorida e brilhante, fazem dos salões das Sociedades Recreativas o palco do riso e do aplauso vibrante e majestoso. A ilha toda se apruma para receber milhares de figurantes cujas vozes ascendem ao mais alto nível e o encanto mantém o povo até altas horas na senda de novos Bailinhos, sejam de Pandeiro, Varinha ou Dança de Espada.
Cada foguete içado na chegada dos pares coroados de chapéus e vestuário luzente, munidos de instrumentos musicais, por praticamente todos os elementos do Bailinho, é um chamamento à presença contínua de quem já sente o pulsar da tradição carnavalesca. Ai se eu pudesse voltar aos tempos da juventude, faria de tudo para participar desta folia e das mesas que oferecem um manjar propício a doçuras, licores e outras bebidas entusiastas do riso.
Já todos se preparam para a segunda-feira (à tarde), terça-feira gorda, e manhã de quarta-feira, nos dias destinados à "folga" laboral dos funcionários do Governo Regional e, provavelmente, dos privados que toleram esta mania bonita.
Que a diversão seja o prato favorito na Ilha Terceira que não se esquiva à brincadeira. Viva o Carnaval Terceirense!
Rosa Silva ("Azoriana")
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita! Volte sempre!