João Ângelo, o improvisador homenageado

Li no jornal "Diário Insular", de sábado / 09.AGO.2008, página 07, o seguinte:

"O improvisador João Ângelo foi homenageado pela Comissão das Festas Concelhias Praia 2008, tendo recebido a distinção, sob a forma de escultura, das mãos de José Elvino Gomes.

No seu jeito simples, que todos lhe reconhecem, o homem das cantigas ao improviso, o mais famoso dos contemporâneos, quer no desafio, quer a cantar as famosas "Velhas", da ilha Terceira, respondeu que, "pelo andar da carruagem, qualquer dia já não tem mais espaço em casa para tantas homenagens".

E, de seguida, cantou na sua forma peculiar, acompanhando vários outros cantadores do improviso, que se juntaram na quinta-feira, na Praça Francisco Ornelas da Câmara. O muito público presente no recinto não lhe regateou aplausos, antes e durante a cantoria."

Que me desculpe o autor da notícia por este "roubo" do texto, a quem presto a minha sincera homenagem, pois merecem homenagem todos os que elevam os cantadores de improviso terceirenses e deles fazem menção nos jornais, que são uma fonte histórica preciosa que perdura por anos e anos; como, também, não podia deixar de prestar a minha homenagem ao poeta do improviso e do desafio - João Ângelo, cujo nome me faz logo pensar naquilo que muito me encanta: a Cantoria!

Acho que o segredo deste gosto está no fundo do olhar. Experimentem reparar bem nos olhos de um cantador/improvisador terceirense... Tem o brilho do dom que Deus lhe concedeu. O olhar de João Ângelo é puro e cristalino inspirado pelo Divino.

Finalmente, dou parabéns à Comissão das Festas da Praia da Vitória pelo zelo e homenagem a esta forma de cantar a alma desta ilha dos Açores - Terceira de Improvisadores.

Rosa Silva ("Azoriana")

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita! Volte sempre!